Do conhecimento à prática : vídeo educativo sobre MAVs no SAMU
Resumo
Resumo: Este estudo tem como produção tecnológica material didático, do tipo vídeo educacional, com a finalidade de contribuir para a qualificação do cuidado em situações de urgência no manejo de Medicamentos de Alta Vigilância (MAVs), reforçando o protagonismo do enfermeiro e o compromisso com práticas assistenciais seguras. A questão de pesquisa: quais evidências científicas e normativas fundamentam práticas seguras para o manejo de Medicamentos de Alta Vigilância (MAVs) por enfermeiros no atendimento pré-hospitalar, e como esses fundamentos podem subsidiar a concepção e produção de um vídeo educativo? O objetivo geral: desenvolver, com base em evidências científicas e normativas, um vídeo educativo destinado à formação continuada de enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com foco no manejo seguro dos Medicamentos de Alta Vigilância (MAVs), visando à qualificação da prática profissional e à promoção da segurança do paciente no atendimento pré-hospitalar. Objetivos específicos: identificar as evidências científicas e normativas que fundamentam as práticas seguras no uso de Medicamentos de Alta Vigilância (MAVs) por enfermeiros no atendimento pré-hospitalar; e, produzir um vídeo educativo voltado à formação continuada de enfermeiros para o manejo seguro de MAVs no contexto do SAMU. Metodologia: pesquisa metodológica, de abordagem qualitativa, fundamentada em uma revisão integrativa da literatura, a partir da qual foram selecionadas diretrizes nacionais e internacionais sobre o tema. Com base nas evidências e modelos teóricos identificados, foi desenvolvido um roteiro técnico em formato de storyboard e, subsequentemente, produzido um vídeo educativo seguindo os princípios da Teoria da Aprendizagem Experiencial, os Objetivos Internacionais de Segurança do Paciente da Joint Commission e a adaptação ao modelo de design instrucional Analysis, Design, Development, Implementation, Evaluation (ADDIE). O vídeo contempla conteúdos sobre a definição de MAVs, riscos de erros de medicação, estratégias de prevenção, práticas seguras e simulações de casos clínicos no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O produto foi registrado na Câmara Brasileira do Livro (CBL) e disponibilizado no URL: https://youtu.be/HnOvDcJ1R7g. Conclusão: Os resultados indicam que a produção de vídeos educativos baseados em evidências representa uma ferramenta efetiva para o fortalecimento da educação continuada e para a promoção da segurança do paciente Abstract: This study involves the technological production of educational material, specifically an educational video, aimed at contributing to the enhancement of care quality in urgent situations involving the handling of High-Alert Medications (HAMs), reinforcing the nurse’s leadership role and commitment to safe care practices. The research question guiding this study is: What scientific and regulatory evidence supports safe practices for nurses handling High-Alert Medications (HAMs) in pre-hospital care, and how can this evidence support the design and production of an educational video? The general objective is to develop, based on scientific and regulatory evidence, an educational video aimed at the continuing education of nurses working in the Mobile Emergency Care Service (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU), with a focus on the safe handling of High-Alert Medications (HAMs), in order to improve professional practice and promote patient safety in pre-hospital care. The specific objectives are: to identify scientific and regulatory evidence that underpins safe practices in the use of High-Alert Medications (HAMs) by nurses in pre-hospital care; and to produce an educational video aimed at the continuing education of nurses for the safe handling of HAMs within the SAMU context. The methodology is a methodological study with a qualitative approach, based on an integrative literature review, from which national and international guidelines on the subject were selected. Based on the identified evidence and theoretical models, a technical script was developed in storyboard format and subsequently used to produce an educational video. The video was developed following the principles of Experiential Learning Theory, the Joint Commission’s International Patient Safety Goals, and was adapted to the ADDIE instructional design model (Analysis, Design, Development, Implementation, Evaluation). The video includes content on the definition of HAMs, medication error risks, prevention strategies, safe practices, and clinical case simulations within the Mobile Emergency Care Service (SAMU). The product was registered with the Brazilian Book Chamber (CBL) and is available at the following URL: https://youtu.be/HnOvDcJ1R7g. Conclusion: The results indicate that the production of evidence-based educational videos represents an effective tool for strengthening continuing education and promoting patient safety
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