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dc.contributor.advisorKatuta, Angela Massumi, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Geografiapt_BR
dc.creatorBecker, Franciele Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2025-10-15T11:12:57Z
dc.date.available2025-10-15T11:12:57Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/98862
dc.descriptionOrientador: Ângela Massumi Katutapt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Geografiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O memorial foi a forma escolhida como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de licenciatura em geografia do setor litoral. O que seria esse memorial? Tratase de um material desenvolvido no qual são registradas todas as experiências que a educanda julgar importante e que foram vividas naquele período em função de sua relevância no processo formativo. No decorrer do curso, a cada semestre a gente desenvolvia os portfólios relatando o nosso desenvolvimento como educanda e futura educadora geográfica. A principal ideia para a construção do memorial seria a junção das experiências e do seu desenvolvimento próprio, revisando os portfolios e, assim, ir construindo o mesmo. O memorial é onde o educando consegue mostrar e observar a sua transformação no processo da sua vida acadêmica, como se fosse uma linha do tempo exibindo a sua trajetória na Universidade, pois para o curso, a avaliação não está só em você mostrar resultado, mas em compreender os percursos que o levaram a esse resultado. Para quem saiu do ensino médio, direto para a faculdade, ainda mais se essa for a UFPR litoral que tem o Projeto Político Pedagógico (PPP) totalmente inovador, onde coloca o ensino e a aprendizagem de uma forma emancipatória e única, sente um grande choque de realidade pois o ensino médio, em geral, é tão tradicional e regrado. No início da faculdade achava que eu estar ali era uma vitória, não que não seja, mas hoje consigo compreender que é o básico, pois o ensino superior para a classe trabalhadora por muitas das vezes significa a única oportunidade para ela passar a compreender o conhecimento como uma oportunidade onde abre portas, passando a oferecer uma melhor condição de trabalho, ganhar de uma forma mais digna, e se colocar no mundo como cidadão pensante. O ensino superior deveria estar disponível para toda a população, a universidade pública deveria ser pauta nas escolas, os alunos deveriam ser incentivados a prestar vestibular e saber da existência da educação superior gratuita e de qualidade. Organizei o memorial de acordo com os semestres acadêmicos para ficar mais fácil a compreensão e a escrita. O curso é divido em oito semestres, composto pelos módulos de FTP- Fundamentos Teóricos Práticos, ICH- Interações Culturais Humanísticas, PA- Projeto de Aprendizagem. Esses módulos são trabalhados durante os cinco dias da semana. O curso de geografia acontece no período noturno. Esse horário já foi pensando para incluir a demanda da sociedade que trabalha durante todo o diapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMemorialpt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.titleMemorial acadêmicopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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