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    Políticas de permanência para estudantes de baixa renda no ensino superior : um estudo de caso com estudantes do curso de Administração Pública da UFPR Litoral

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    R-G-JONATHAN G LT Administracao Publica.pdf (965.3Kb)
    Data
    2020
    Autor
    Gomes, Jonathan Alberto Marques
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : Pesquisa realizada sobre política de assistência estudantil da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para permanência do estudante de graduação no Ensino Superior. Este estudo justifica-se pela importância da conquista histórica estabelecendo o direito à educação com reconhecimento tanto na esfera nacional como internacional. As mudanças nas políticas se revelam como um elemento essencial para a formação do cidadão enquanto sujeito de direitos. A educação é um direito e, assim sendo, as políticas de acesso e permanência têm como objetivo a garantia deste direito. Assim, corrobora-se o conceito de assistência estudantil, entendida como um mecanismo de efetivação do direito à educação superior pública, gratuita e de qualidade, observando-se a contribuição dessas políticas para a equidade nesse grau de ensino. O programa deve embasar-se em ações de assistência estudantil desenvolvidas nas áreas de moradia estudantil, alimentação, transporte, atenção à saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche, apoio pedagógico e acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com consulta a publicações referentes ao assunto, em documentos e na legislação, bem como questionário enviado aos acadêmicos ainda em estudo do curso de Administração Pública da UFPR setor Litoral. Os principais resultados encontrados foram que mais de 25% dos estudantes são beneficiados com o programa, e que ainda há muito que se melhorar neste sistema para que possa atender mais estudantes que dele precisam para dar continuidade aos seus estudos, a fim de ingressar no mercado de trabalho em igualdade de condições
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/98844
    Collections
    • Administração Pública (Litoral) [45]

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