• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016045P7 Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016045P7 Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Plano de parto : estratégia didático instrucional para enfermeiros

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - JENIFER SIONARA GOES ROSA.pdf (5.703Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Góes Rosa, Jenifer Sionara
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este trabalho apresenta, como Produção Técnica Tecnológica, um material didático do tipo e book, com a finalidade de orientar enfermeiros que realizam o pré-natal na Atenção Primária à Saúde. Objetivo: elaborar um material didático instrucional e interativo no modelo de e-book para orientar os enfermeiros da Atenção Primária à Saúde no desenvolvimento do plano de parto junto à gestante e acompanhante durante o pré-natal. A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós Graduação Prática do Cuidado em Saúde da Universidade Federal do Paraná. Metodologia: pesquisa metodológica em três etapas: 1) Desenvolvimento do material : foi realizada uma revisão narrativa da literatura acerca do tema plano de parto e estratégia de busca em portais e bases de dados indexadas através de Descritores em Ciências da Saúde/Medical Subject Headings, baseou-se em conteúdos atuais e informações sobre os tipos de parto, fases do trabalho de parto, parto, nascimento e suas possibilidades; 2) Validação de conteúdo e de aparência : validação do conteúdo foi realizada por cinco enfermeiros obstetras do Hospital e Maternidade São José dos Pinhais, Paraná, e do grupo de pesquisa do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Cuidado Humano de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná, e a validação da aparência por um profissional designer com experiência em tecnologia educacional em saúde; 3) Teste Piloto : foi realizado por cinco enfermeiros da Atenção Primária à Saúde de São José dos Pinhais. O recrutamento dos participantes foi através de convite por WhatsApp® e envio do link do questionário de validação a ser preenchido no Google Forms® o qual continha previamente um histórico sobre a pesquisa e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e, o produto em formato Portable Document Format®. A análise dos dados foi através de escala do tipo Likert e o cálculo pelo Índice de Validade de Conteúdo, em uma rodada, validados os itens com concordância de, no mínimo, IVC> 0.50. Resultados: o IVC foi de 0,97 na validação de conteúdo, 1,00 na validação de aparência e 0,99 no teste piloto, demonstrando uma excelente avaliação, após as avaliações foram realizadas as adequações e a elaboração final do material. O produto foi produzido em formato de e-book, em único volume, contendo cinco capítulos e sessenta páginas. Cada capítulo possui embasamento em evidências e referências importantes sobre o assunto, com interatividade através do compartilhamento de links de aprofundamento, vídeos, documentários, publicações científicas, legislação nacional sobre atenção ao parto e nascimento. Conclusão: o produto revelou ser um instrumento facilitador para os enfermeiros da Atenção Primária à Saúde no desenvolvimento do plano de parto junto à gestante durante o pré-natal, podendo disseminar as boas práticas de atenção ao parto e nascimento e contribuir para a "Meta 3.1" dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que visa reduzir até 2030 a razão de mortalidade materna. O material didático foi desenvolvido por demanda espontânea, possui potencial impacto para a área de saúde e para as gestantes. Embora seja de abrangência local, de baixo teor inovativo e de média complexidade, é passível de replicação para outros serviços de saúde no país
     
    Abstract: This work presents, as a Technological Technical Production, an e-book type teaching material, with the purpose of guiding nurses who perform prenatal care in Primary Health Care. Objective: to develop instructional and interactive teaching material in e-book format to guide Primary Health Care nurses in developing birth plans with pregnant women and their companions during prenatal care. The research is linked to the Graduate Program in Health Care Practice at the Federal University of Paraná. Methodology: methodological research in three stages: 1) Development of the material: a narrative review of the literature on the topic of birth plans and a search strategy on portals and databases indexed through Health Sciences Descriptors/Medical Subject Headings was conducted, based on current content and information on types of delivery, stages of labor, delivery, birth, and their possibilities; 2) Validation of content and appearance: content validation was performed by five obstetric nurses from the São José dos Pinhais Hospital and Maternity Ward, Paraná, and the research group from the Center for Studies, Research, and Extension in Human Care Nursing at the Federal University of Paraná, and appearance validation by a professional designer with experience in educational technology in health; 3) Pilot test: this was carried out by five nurses from the Primary Health Care service in São José dos Pinhais. Participants were recruited via WhatsApp® invitations and sent a link to the validation questionnaire to be completed in Google Forms®, which contained background information on the research and the Free and Informed Consent Form, as well as the product in Portable Document Format®. Data analysis was performed using a Likert scale and calculation by the Content Validity Index, in one round, validating items with a minimum agreement of CVI> 0.50. Results: the CVI was 0.97 in content validation, 1.00 in appearance validation, and 0.99 in the pilot test, demonstrating an excellent evaluation. After the evaluations, adjustments were made and the material was finalized. The product was produced in e-book format, in a single volume, containing five chapters and sixty pages. Each chapter is based on evidence and important references on the subject, with interactivity through the sharing of links for further reading, videos, documentaries, scientific publications, and national legislation on childbirth and birth care. Conclusion: the product proved to be a facilitating tool for Primary Health Care nurses in developing birth plans with pregnant women during prenatal care, disseminating good practices in childbirth and birth care and contributing to "Goal 3.1" of the Sustainable Development Goals, which aims to reduce the maternal mortality ratio by 2030. The teaching material was developed in response to spontaneous demand and has the potential to impact the health sector and pregnant women. Although it is local in scope, low in innovation, and of medium complexity, it can be replicated for other health services in the country
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/98630
    Collections
    • Dissertações [356]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV