• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016009P0 Programa de Pós-Graduação em História
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016009P0 Programa de Pós-Graduação em História
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Uma memória sonora do Brasil : arranjadores na coleção de fascículos história da Música Popular Brasileira (1970–1972)

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - DANIEL DAL PONTE DEREVECKI.pdf (91.02Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Derevecki, Daniel Dal Ponte
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A presente pesquisa investiga a atuação dos arranjadores na coleção História da Música Popular Brasileira (HMPB), publicada entre 1970 e 1972 pela Editora Abril Cultural, buscando compreender como esses profissionais contribuíram para a conformação estética dos fonogramas e para a construção da memória sonora da canção brasileira. Parte-se do reconhecimento de uma lacuna na historiografia da música popular gravada, marcada pela ênfase recorrente em cancionistas e intérpretes, em detrimento de agentes como os arranjadores, cujas intervenções criativas moldam de forma decisiva o resultado sonoro das gravações. A hipótese central sustenta que, embora frequentemente ausentes dos créditos editoriais da coleção, os arranjadores operaram como coautores de sentido, imprimindo gestos estéticos capazes de reorganizar, reinterpretar e reatualizar o repertório canônico da música brasileira. A pesquisa articula metodologias da história cultural, da crítica musical e da musicologia, mobilizando escuta crítica, transcrição musical, catalogação documental e análise de fontes de imprensa — com destaque para o Caderno B do Jornal do Brasil e a Folha de São Paulo. O referencial teórico baseia-se em autores como José Geraldo Vinci de Moraes, Michel de Certeau, Simon Frith, Fred Everett Maus, Luiz Tatit e Luisa Quarti Lamarão, possibilitando uma abordagem interdisciplinar da canção como linguagem híbrida, do arranjo como prática autoral e da coleção HMPB como artefato de escrita midiática da história. O período em foco — entre 1970 e 1972 — corresponde à publicação original da coleção, situada no contexto da Ditadura Militar e dos intensos processos de consagração simbólica da MPB. A tese organiza se em cinco capítulos: o primeiro delimita o problema historiográfico da autoria dos arranjadores e propõe a escuta como operação histórica; o segundo analisa a HMPB como dispositivo editorial e narrativa canônica da canção brasileira; o terceiro faz um escrutínio do projeto gráfico da coleção e de como elementos visuais contribuíram para a narrativa historiográfica da música popular; o quarto realiza o mapeamento empírico da atuação dos arranjadores na coleção, sistematizando seus créditos e suas recorrências estilísticas; e o quinto propõe uma tipologia original de perfis arranjísticos — compositor-arranjador, intérprete arranjador, arranjador-colaborador e arranjador-fonográfico — com base em análises de fonogramas selecionados. Entre as principais conclusões, destaca-se a ideia de que os arranjadores são agentes estéticos e históricos cujas escolhas formais participam ativamente da construção da memória musical. Ao tratar os fonogramas como documentos performáticos e os arranjos como atos de reescrita sonora da tradição, a tese contribui para a reconfiguração das hierarquias autorais na historiografia da música popular brasileira
     
    Abstract: This research investigates the role of arrangers in the História da Música Popular Brasileira (HMPB) collection, published between 1970 and 1972 by Editora Abril Cultural, aiming to understand how these professionals contributed to the aesthetic shaping of the phonograms and to the construction of the sonic memory of Brazilian song. The study begins with the recognition of a gap in the historiography of recorded popular music, which tends to emphasize songwriters and performers while overlooking agents such as arrangers, whose creative interventions decisively shape the sound of recordings. The central hypothesis argues that, although often absent from the editorial credits of the collection, arrangers acted as co-authors of meaning, imprinting aesthetic gestures capable of reorganizing, reinterpreting, and recontextualizing the canonical repertoire of Brazilian music. The research articulates methodologies from cultural history, music criticism, and musicology, drawing on critical listening, musical transcription, documentary cataloguing, and press analysis — particularly the Caderno B of Jornal do Brasil and Folha de São Paulo. The theoretical framework is grounded in authors such as José Geraldo Vinci de Moraes, Michel de Certeau, Simon Frith, Fred Everett Maus, Luiz Tatit, and Luisa Quarti Lamarão, enabling an interdisciplinary approach to the song as a hybrid language, the arrangement as an authorial practice, and the HMPB collection as an artifact of mediated historical writing. The period in focus — between 1970 and 1972 — corresponds to the original publication of the collection, situated within the context of Brazil’s military dictatorship and intense processes of symbolic consecration of MPB. The work is structured in five chapters: the first addresses the historiographical problem of arrangers’ authorship and proposes listening as a historical operation; the second analyzes the HMPB collection as an editorial device and canonical narrative of Brazilian song; the third examines the collection’s graphic design and how visual elements contributed to the historiographical narrative of popular music; the fourth offers an empirical mapping of the arrangers’ presence in the collection, systematizing their credits and stylistic patterns; and the fifth proposes an original typology of arranger profiles — composer-arranger, performer-arranger, collaborative arranger, and phonographic arranger — based on analyses of selected phonograms. Among the main conclusions, the research highlights the idea that arrangers are both aesthetic and historical agents whose formal decisions actively participate in the construction of musical memory. By treating phonograms as performative documents and arrangements as acts of sonic rewriting of tradition, the study contributes to reconfiguring authorship hierarchies in the historiography of Brazilian popular music
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/98627
    Collections
    • Teses [175]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV