• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016009P0 Programa de Pós-Graduação em História
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016009P0 Programa de Pós-Graduação em História
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Arte, memória visual e política personalista : encomendas artísticas da gestão municipal de Curitiba (1993-1996)

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - FERNANDO CARDOSO.pdf (11.83Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Cardoso, Fernando
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Em 29 de março de 1993, Curitiba celebrou seu tricentenário. Para organizar as festividades, a prefeitura instituiu, nos anos anteriores, a Comissão dos 300 Anos, presidida por Rafael Valdomiro Greca de Macedo, então deputado estadual. Candidato à prefeitura pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), Greca foi eleito e tomou posse em janeiro de 1993, tornando se o principal impulsionador de diversas encomendas artísticas destinadas, segundo ele, à ornamentação da capital paranaense. As obras, instaladas em espaços públicos da cidade, manifestam-se por diferentes linguagens artísticas, com predominância de grandes painéis em azulejos e esculturas em bronze. Algumas fazem alusão ao aniversário da cidade e sua história; outras revelam símbolos, homenagens e referências de caráter mais pessoal, sugerindo forte vinculação à figura do próprio prefeito. No levantamento realizado, foram identificadas 23 obras distribuídas em vias públicas, que classifiquei em duas categorias: "novas encomendas" e "reedições". Para os fins desta pesquisa, optei por analisar exclusivamente parte das obras que compõem o grupo das "novas encomendas", dada sua coerência temática, simbólica e de aquisição. Nesse contexto, a presente pesquisa propõe-se a examinar a relação entre memória visual, manutenção simbólica e identitária, bem como o uso político das produções artísticas encomendadas durante a gestão municipal de Rafael Greca (1993-1996). O objetivo é sustentar a tese de que, à época, o poder executivo municipal adotou uma política cultural de caráter personalista, marcada por decisões centralizadas na escolha de artistas e temas, que, por vezes, interpreto como uma forma de neoparanismo. Tal prática é aqui compreendida como uma forma de mecenato público institucional, desprovida de consulta popular e orientada pelos critérios estéticos e pelas preferências individuais do então prefeito. Assim sendo, esta pesquisa visa também interpretar de que maneira os artistas contratados teriam respondido – em obra – aos propósitos simbólicos e ideológicos da administração municipal. Para tanto, e objetivando responder às questões que se enquadram no campo da análise imagética, a pesquisa se apoiou metodologicamente na abordagem tríplice de Artur Freitas (2004), que estabelece as três dimensões constitutivas da imagem, sendo elas: a dimensão social, a semântica e a formal. O aprofundamento da dimensão social apoia-se na teoria de Diretriz e Encargo de Michael Baxandall (2006), enquanto os aspectos alegóricos da visualidade são examinados à luz dos escritos de Maria Z. Grawunder (1996) e Ismail Xavier (2012). Já as relações político-religiosas das encomendas são discutidas com base nas contribuições de Luis G. T. Silva (2017), Pedro A. Oro (2005) e Gabriel A. Forgati (2023). Por fim, as questões relativas à memória recorrem à obra de Joël Candau (2019), e a análise da produção simbólica fundamenta-se na teoria de Néstor G. Canclini (1979). Quanto às fontes textuais, o levantamento foi realizado em instituições museológicas como o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC/PR), o Museu Oscar Niemeyer (MON) e a Casa da Memória.
     
    Abstract: On March 29, 1993, the city of Curitiba commemorated its tercentennial. In preparation for the festivities, the municipal government had established, in preceding years, the "Commission of the 300 Years," chaired by Rafael Valdomiro Greca de Macedo, at the time a state representative. Running for mayor under the Democratic Labour Party (PDT), Greca was elected and took office in January 1993, becoming the main proponent of several artistic commissions intended, according to him, to embellish the capital of Paraná State. These works, installed in public spaces throughout the city, are expressed in various artistic languages, with a predominance of large tile panels and bronze sculptures. Some explicitly reference the city’s anniversary and historical milestones, while others reveal symbols, tributes, and visual references of a more personal nature, indicating a strong association with the figure of the mayor himself. This research identified 23 works distributed throughout public thoroughfares, which I classified into two categories: "new commissions" and "reproductions." For the purposes of this study, we chosen to focus exclusively on a subset of the "new commissions," due to their thematic, symbolic, and acquisitional coherence. Within this context, the present research seeks to examine the relationship between visual memory, symbolic and identity reinforcement, and the political use of artistic productions commissioned during Rafael Greca’s mayoral administration (1993–1996). The objective is to argue that, at the time, the municipal executive adopted a cultural policy of a personalist nature, marked by centralized decisions in the selection of artists and themes, which I sometimes interpret as a form of neoparanismo. Such a practice is understood here as a form of institutional public patronage, carried out without public consultation and guided by the aesthetic criteria and personal preferences of the mayor himself. Consequently, this research also aims to interpret how the commissioned artists may have responded – through their works – to the symbolic and ideological intentions of the municipal administration. To answer questions situated within the field of visual analysis, the methodology draws on the tripartite approach proposed by Artur Freitas (2004), which defines three constitutive dimensions of the image: the social, the semantic, and the formal. To further explore the social dimension, the study incorporates Michael Baxandall’s (2006) theory of Brief and Charge. Allegorical aspects of visuality are analyzed through the writings of Maria Z. Grawunder (1996) and Ismail Xavier (2012). The political-religious framework of the commissions is addressed with reference to the works of Luis G. T. Silva (2017), Pedro A. Oro (2005), and Gabriel A. Forgati (2023). Questions concerning memory are supported by Joël Candau’s (2019) contributions, while symbolic production is examined in light of Néstor G. Canclini’s theory (1979). Primary textual sources were gathered from collections held at institutions such as the Museum of Contemporary Art of Paraná (MAC/PR), the Oscar Niemeyer Museum (MON), and the Casa da Memória
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/98626
    Collections
    • Teses [184]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV