Conhecimento tradicional Mbyá Guarani e agrobiodiversidade : um caminho de aprendizado na Tekoá Araçá-í
Resumo
Resumo: Esta pesquisa foi construída em diálogo com o povo Mbyá Guarani da Tekoá Araçá-í, localizada em Piraquara no Paraná. Teve como objetivo compreender, sistematizar e registrar os conhecimentos tradicionais sobre a agrobiodiversidade presentes na comunidade, reconhecendo o manejo, a relação com as espécies e as práticas de cuidado com a vida na tekoá. O caminho metodológico se estruturou a partir da pesquisa participante e da abordagem agroecológica, reconhecendo os saberes ancestrais através da escuta e da participação. Foram realizadas atividades como observação participante, caminhadas transversais e entrevistas semi-estruturadas, além da construção coletiva do Calendário Mbyá Guarani, que expressa a relação com a espaço temporalidade, os ciclos da vida e o modo de estar e ser na Tekoá Araçá-í. A pesquisa se orienta em conceitos como conhecimento tradicional indígena, agrobiodiversidade, envolvimento, ecologia de saberes e memória biocultural. Considerando que os conhecimentos tradicionais Mbyá Guarani são fundamentais tanto para a resistência da comunidade quanto para a conservação da Mata Atlântica. O trabalho busca fortalecer o reconhecimento dos territórios indígenas e reafirmar a centralidade do cuidado na construção dos mesmos Abstract: This research was developed in dialogue with the Mbyá Guarani people of Tekoá Araçá-í, located in Piraquara, Paraná, Brazil. Its objective was to understand, systematize, and document the traditional knowledge on agrobiodiversity present in the community, recognizing the management practices, relationships with species, and the care practices for life within the tekoá. The methodological approach was based on participatory research and the agroecological perspective, valuing ancestral knowledge through active listening and participation. Activities included participant observation, transversal walks, and semi-structured interviews, as well as the collective creation of the Mbyá Guarani Calendar, which expresses the community’s relationship with space-time, life cycles, and their way of being and existing in Tekoá Araçá-í. The research is guided by concepts such as Indigenous traditional knowledge, agrobiodiversity, engagement, ecology of knowledge, and biocultural memory. It considers that the traditional knowledge of the Mbyá Guarani is fundamental both for the community's resistance and for the conservation of the Atlantic Forest. This work aims to strengthen the recognition of Indigenous territories and reaffirm the centrality of care in their construction
Collections
- Dissertações [167]