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dc.contributorCosta, Yan Oliveira dapt_BR
dc.contributor.advisorValentim, Natasha Malveira Costapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Informática Biomédicapt_BR
dc.creatorTomio, Vincent Van Santen Von Biveniczkopt_BR
dc.date.accessioned2025-09-29T14:34:25Z
dc.date.available2025-09-29T14:34:25Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/98602
dc.descriptionOrientador: Natasha Malveira Costa Valentimpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Informática Biomédicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Jogos digitais sérios e educacionais têm sido cada vez mais utilizados como ferramentas inovadoras para abordar questões sociais complexas, incluindo a violência sexual. No entanto, observa-se uma carência de estudos consolidados sobre jogos projetados, implementados e avaliados com foco na prevenção, conscientização e combate a esse tipo de violência. Diante disso, este trabalho tem como objetivo mapear sistematicamente a literatura científica, identificando e caracterizando os jogos digitais sérios e educacionais existentes que abordam a violência sexual, analisando suas estratégias narrativas, metodologias de desenvolvimento, mecânicas de jogo, objetivos educacionais, público-alvo, entre outras características. Para este Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL), foram definidos critérios de inclusão e exclusão. O processo incluiu buscas em bases de dados como IEEE Xplore, ACM Digital Library, Scopus e ERIC. Oito artigos foram analisados, revelando tendências no design de jogos, como narrativas baseadas em storytelling interativo e aprendizado baseado em cenários. Foram identificadas lacunas importantes, como a escassez de avaliações de impacto a longo prazo e a baixa adaptabilidade cultural. Essas percepções oferecem recomendações práticas para pesquisadores, educadores e desenvolvedores que desejam aprimorar a eficácia de futuros jogos nesse domínio críticopt_BR
dc.description.abstractAbstract : Serious and educational digital games have increasingly been used as innovative tools to address complex social issues, including sexual violence. However, a lack of consolidated studies has been identified regarding games that are specifically designed, implemented, and evaluated in the context of prevention, awareness, and the fight against sexual violence. Therefore, this study aims to systematically map the scientific literature to identify and characterize existing serious and educational digital games focused on sexual violence, analyzing their narrative strategies, development methodologies, game mechanics, educational objectives, target audience, among other features. For this Systematic Mapping Study (SMS), inclusion and exclusion criteria were established. The process involved searches in databases such as IEEE Xplore, ACM Digital Library, Scopus, and ERIC. Eight articles were analyzed, revealing trends in game design, such as interactive storytelling and scenario-based learning. Key gaps were identified, including limited evaluations of long-term impact and cultural adaptability. These insights provide practical recommendations for researchers, educators, and developers to improve the effectiveness of future games in this critical domainpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLiteratura cientificapt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectCrime sexualpt_BR
dc.subjectViolência - Prevençãopt_BR
dc.titleMapeamento sistemático da literatura sobre jogos digitais sérios e educacionais na prevenção, conscientização e combate à violência sexualpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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