Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKaminski, Rosane, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.creatorSilva, Osvaldo Bruno Meca Santos dapt_BR
dc.date.accessioned2025-09-26T16:15:17Z
dc.date.available2025-09-26T16:15:17Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/98587
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Rosane Kaminskipt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 29/08/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta tese investiga a atuação da Móveis CIMO S.A. no fornecimento de poltronas para salas de cinema entre as décadas de 1940 e 1960, com especial atenção ao mercado exibidor cinematográfico da cidade de São Paulo. A partir de uma abordagem interdisciplinar, a pesquisa articula e propõe aproximações entre a História e o Design, a História e a Imprensa e a História da Exibição Cinematográfica. Assim, pretende-se analisar as poltronas não apenas como objetos funcionais, mas como dispositivos que possuem sua biografia e tensões. A poltrona é compreendida enquanto artefato técnico e simbólico, que sugere uma mediação da experiência estética do cinema, e participa e se insere em dinâmicas industriais, comerciais e de comunicação. A pesquisa mobiliza um extenso volume de fontes primárias, como arquivos empresariais e documentação técnica, assim como anúncios publicitários, oriundos, em grande medida, de um conjunto de jornais e revistas especializados (Cine-Repórter: Semanário Cinematográfico e a Revista O Exibidor), publicações da própria fábrica (Revista Móveis CIMO) e na imprensa diária. Um dos aspectos observados na documentação é a formação e a manutenção de redes de sociabilidade e negócios estabelecidas por agentes como Martin Zipperer e representantes comerciais que atuaram em diversas regiões do Brasil. A análise dessas redes revela as estratégias da empresa para consolidar sua posição no mercado, desde a primeira encomenda de cadeiras em 1921 até a presença da marca em milhares de salas de cinema e auditórios pelo país. A tese está estruturada em quatro capítulos que buscam compreender: (1) o estabelecimento das redes e das escolhas comerciais; (2) a presença das poltronas no discurso publicitário; (3) a inserção material das poltronas nas salas de exibição como parte do dispositivo cinematográfico; e (4) as imagens relacionadas às poltronas durante os festejos do IV Centenário da cidade de São Paulo. O estudo também explora como a Móveis CIMO S.A. se valeu da retórica da tradição, da modernização tecnológica e da associação com a história do cinema. Ao acompanhar os deslocamentos materiais, discursivos e simbólicos das poltronas, a pesquisa contribui para uma compreensão ampliada dos estudos de cinemas no Brasil, especificando um dos itens necessários aos espaços de exibição e suas materialidades. Nesse percurso, evidencia-se a importância das indústrias correlatas – no caso, a indústria moveleira – na constituição da experiência cinematográfica moderna, e reafirma-se o potencial heurístico de objetos cotidianos na análise históricapt_BR
dc.description.abstractAbstract: This thesis investigates the activities of Móveis CIMO S.A. in supplying armchairs for movie theaters between the 1940s and 1960s, with a special focus on the movie theater market in the city of São Paulo. Using an interdisciplinary approach, the research articulates and proposes connections between History and Design, History and the Press, and the History of Film Exhibition. Thus, it aims to analyze the seats not only as functional objects, but as devices that have their own biography and tensions. The seat is understood as a technical and symbolic artifact that suggests a mediation of the aesthetic experience of cinema and participates in and is inserted into industrial, commercial, and communication dynamics. The research draws on an extensive volume of primary sources, such as company archives and technical documentation, as well as advertisements, largely from a set of specialized newspapers and magazines (Cine-Repórter: Semanário Cinematográfico and Revista O Exibidor), publications from the factory itself (Revista Móveis CIMO), and the daily press. One of the aspects observed in the documentation is the formation and maintenance of social and business networks established by agents such as Martin Zipperer and commercial representatives who worked in various regions of Brazil. The analysis of these networks reveals the company's strategies to consolidate its position in the market, from the first order of chairs in 1921 to the brand's presence in thousands of movie theaters and auditoriums across the country. The thesis is structured in four chapters that seek to understand: (1) the establishment of networks and commercial choices; (2) the presence of chairs in advertising discourse; (3) the material insertion of chairs in screening rooms as part of the cinematographic device; and (4) images related to the armchairs during the celebrations of the IV Centenary of the city of São Paulo. The study also explores how Móveis CIMO S.A. used the rhetoric of tradition, technological modernization, and association with the history of cinema. By tracking the material, discursive, and symbolic shifts of the seats, the research contributes to a broader understanding of cinema studies in Brazil, specifying one of the items necessary for screening spaces and their materialities. In this process, the importance of related industries—in this case, the furniture industry—in the constitution of the modern cinematic experience is highlighted, and the heuristic potential of everyday objects in historical analysis is reaffirmedpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectIndústria de móveis - Paranápt_BR
dc.subjectAssentos (Móveis)pt_BR
dc.subjectCinemas - São Paulo (SP)pt_BR
dc.subjectCultura materialpt_BR
dc.subjectCinemas - Mobiliário e equipamentopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titlePoltronas, imagens e negócios : a Móveis Cimo S.A. e a exibição cinematográfica em São Paulo (1940-1960)pt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples