Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarniel, Fagner, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.creatorFerreira, Elaine Gomespt_BR
dc.date.accessioned2025-09-23T11:54:58Z
dc.date.available2025-09-23T11:54:58Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/98536
dc.descriptionOrientador: Prof.. Dr. Fagner Carnielpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 16/06/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação apresenta um relato das intervenções pedagógicas que realizei como professora no Colégio Estadual Zumbi dos Palmares, no município de Colombo, PR, visando a aplicação e a efetivação da Lei 10.639/2003. Os projetos/intervenções realizadas incentivaram os alunos a explorarem e valorizarem suas próprias identidades culturais. Esta dissertação também analisa os impactos dessas intervenções pedagógicas no ambiente escolar, destacando os desafios enfrentados e os resultados alcançados. Ao longo dos relatos, procuro salientar que é possível promover uma educação transformadora por meio de intervenções pedagógicas planejadas de acordo com a realidade de onde a instituição está inserida. Ao final, ressalto a importância do engajamento dos professores com a comunidade escolar para construir caminhos para uma educação antirracista e crítica ao apagamento da cultura e das histórias negraspt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation presents an account of the pedagogical interventions I conducted as a teacher at the Colégio Estadual Zumbi dos Palmares in the municipality of Colombo, PR, aimed at the implementation and actualization of Law 10.639/2003. The projects/interventions carried out encouraged students to explore and value their own cultural identities. This dissertation also analyzes the impacts of these pedagogical interventions on the school environment, highlighting the challenges faced and the outcomes achieved. Throughout the narrative, I emphasize that it is possible to promote transformative education through pedagogical interventions tailored to the reality of the institution's context. In conclusion, I underscore the importance of teachers' engagement with the school community to pave the way for anti-racist education and to challenge the erasure of Black culture and historiespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSociologia - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.titleImplementação pedagógica da Lei nº 10.639/03 no Colégio Estadual Zumbi dos Palmarespt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples