• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 25016016039P8 Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 25016016039P8 Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Implementação pedagógica da Lei nº 10.639/03 no Colégio Estadual Zumbi dos Palmares

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - ELAINE GOMES FERREIRA.pdf (18.22Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Ferreira, Elaine Gomes
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta dissertação apresenta um relato das intervenções pedagógicas que realizei como professora no Colégio Estadual Zumbi dos Palmares, no município de Colombo, PR, visando a aplicação e a efetivação da Lei 10.639/2003. Os projetos/intervenções realizadas incentivaram os alunos a explorarem e valorizarem suas próprias identidades culturais. Esta dissertação também analisa os impactos dessas intervenções pedagógicas no ambiente escolar, destacando os desafios enfrentados e os resultados alcançados. Ao longo dos relatos, procuro salientar que é possível promover uma educação transformadora por meio de intervenções pedagógicas planejadas de acordo com a realidade de onde a instituição está inserida. Ao final, ressalto a importância do engajamento dos professores com a comunidade escolar para construir caminhos para uma educação antirracista e crítica ao apagamento da cultura e das histórias negras
     
    Abstract: This dissertation presents an account of the pedagogical interventions I conducted as a teacher at the Colégio Estadual Zumbi dos Palmares in the municipality of Colombo, PR, aimed at the implementation and actualization of Law 10.639/2003. The projects/interventions carried out encouraged students to explore and value their own cultural identities. This dissertation also analyzes the impacts of these pedagogical interventions on the school environment, highlighting the challenges faced and the outcomes achieved. Throughout the narrative, I emphasize that it is possible to promote transformative education through pedagogical interventions tailored to the reality of the institution's context. In conclusion, I underscore the importance of teachers' engagement with the school community to pave the way for anti-racist education and to challenge the erasure of Black culture and histories
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/98536
    Collections
    • Dissertações [32]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV