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    Avaliação das habilidades conceituais, procedimentais e atitudinais : estudo no exame de suficiência em contabilidade 2012-2013

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    R - D - OSCAR LOPES DA SILVA.pdf (1.238Mb)
    Data
    2014
    Autor
    Silva, Oscar Lopes da
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O estudo objetiva responder à questão de pesquisa, como ocorre a equalização das questões desenvolvidas para avaliar Habilidades Conceituais, Procedimentais e Atitudinais no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade. Diagnosticou-se, por meio de elementos críticos, se as questões propostas no Exame de Suficiência avaliam Habilidades Conceituais, Procedimentais ou Atitudinais; comparou-se os elementos críticos utilizados na classificação das questões dos Exames de Suficiência nessas Habilidades; comparou-se o desempenho dos candidatos nas questões do Exame de Suficiência diagnosticadas nas Habilidades por meio de acertos dos egressos; comparou-se os acertos das questões diagnosticadas em Habilidades Conceituais, Procedimentais e Atitudinais considerando o grau de dificuldade; e por fim, analisou-se a equalização das questões dos Exames de Suficiência do CFC no período de 2012-2013. A base teórica utilizou-se da Taxonomia dos Objetivos Educacionais de Bloom (1974) com seus Níveis de Aprendizagem, Conhecimento, Compreensão, Aplicação, Análise, Síntese e Avaliação; da Trajetória Histórica da Avaliação da Aprendizagem; das tipologias de Avaliação, Diagnóstica, Somativa e Formativa; de Competências e Habilidades Conceituais, Procedimentais e Atitudinais. O estudo classifica-se como descritivo; em relação ao problema a pesquisa é qualitativa. A população da pesquisa formou-se por quatro edições do Exame de Suficiência – da 1ª edição de 2012 à 2ª edição de 2013 e a amostra compreendeu 101 questões, distribuídas nos conteúdos de Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Contabilidade Gerencial e teoria da Contabilidade. O constructo da pesquisa focou-se nas Habilidades Conceituais, Procedimentais e Atitudinais e na Taxonomia dos Objetivos Educacionais de Bloom nos seus Níveis de Aprendizagem. Para a coleta de evidências, utilizou-se os elaboradores de questões do Exame e o próprio pesquisador na classificação das questões mediante os procedimentos para a categorização das Habilidades Conceituais, Procedimentais e Atitudinais. Para análise dos objetivos específicos criou-se escalas de convergência do grau de uso das habilidades, de pontuação e de faixas de equalização. Pretende-se que esse estudo possa despertar o CFC, as IES, os coordenadores e os professores da área contábil a conhecerem mais sobre as formas de avaliar e sobre as habilidades e competências que devem compor a construção das avaliações. Os resultados da pesquisa mostram, por meio da Análise de Conteúdo, que na percepção de elaboradores e pesquisador o Exame de Suficiência possui alta frequência de Habilidades Conceituais e moderada frequência de Habilidades Procedimentais. Assim, conclui-se que o Exame de Suficiência está mais associado ao que se deve saber e na dimensão do que se deve saber fazer, deixando de lado a vertente de como se deve ser na área da Contabilidade
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/98455
    Collections
    • Dissertações [196]

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