Educação ambiental por meio da compostagem de resíduos sólidos orgânicos em uma escola em Luanda/Angola
Resumo
Resumo: A destinação adequada dos resíduos é atualmente uma das principais preocupações ambientais mundialmente. O aumento contínuo na geração de resíduos tem motivado a população a procurar alternativas sustentáveis, visando reduzir a poluição ambiental. Dentre as práticas de reaproveitamento dos resíduos de origem orgânica, uma alternativa seria empregar o método de compostagem. A pesquisa tem como objetivo compreender como a introdução da prática da compostagem em uma escola pode ser utilizada como ferramenta educativa para promover a conscientização ambiental e o engajamento dos estudantes em práticas sustentáveis. O estudo foi desenvolvido em três etapas principais: a primeira, consistiu em uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. A segunda etapa envolveu a realização de questionários com alunos do ensino médio com idades compreendidas entre 15 e 18 anos da escola Liceu nº 5135, localizado no município de Viana em Luanda/Angola. Já, a terceira etapa, envolveu o desenvolvimento de atividades práticas (oficinas), pelos alunos, voltadas à construção de composteiras, as quais serviram como alternativas sustentáveis para o descarte adequado de resíduos sólidos. No primeiro momento, foram aplicados questionários a fim de avaliar os conhecimentos dos participantes sobre a prática da compostagem. Nenhum dos 78 alunos participantes havia tido qualquer experiência prévia com compostagem, seja em casa ou em atividades escolares ou comunitárias. O projeto possibilitou uma experiência concreta de aprendizado, favorecendo a construção de saberes contextualizados e conectados à realidade dos participantes. Este projeto piloto indicou que a introdução da prática da compostagem, mesmo em um contexto em que a escola não gera resíduos orgânicos, pode ser uma ferramenta educativa eficaz para promover a conscientização ambiental e estimular o engajamento dos estudantes em práticas sustentáveis Abstract: The proper disposal of waste is currently one of the main environmental concerns worldwide. The continuous increase in waste generation has motivated the population to seek sustainable alternatives, aiming to reduce environmental pollution. Among the practices for reusing organic waste, one alternative would be to employ the composting method. The research aims to understand how the introduction of composting in a school can be used as an educational tool to promote environmental awareness and student engagement in sustainable practices. The study was developed in three main stages: the first consisted of exploratory research with a qualitative approach. The second stage involved conducting questionnaires with high school students aged between 15 and 18 from Liceu nº 5135 school, located in the municipality of Viana in Luanda/Angola. The third stage involved the development of practical activities (workshops) by the students, focused on the construction of compost bins, which served as sustainable alternatives for the proper disposal of solid waste. Initially, questionnaires were administered to assess the participants' knowledge of composting practices. None of the 78 participating students had any previous experience with composting, either at home or in school or community activities. None of the 78 participating students had any previous experience with composting, either at home or in school or community activities. The project provided a concrete learning experience, promoting the construction of contextualised knowledge connected to the participants' reality. This pilot project indicated that introducing composting, even in a context where the school does not generate organic waste, can be an effective educational tool for promoting environmental awareness and encouraging students to engage in sustainable practices
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