Tecnologia cuidativo educacional para o preparo intestinal adequado ao exame colonoscópico
Resumo
Resumo: Pesquisa realizada para produção de tecnologia educacional do tipo vídeo, classificado pela CAPES como produto/material não patenteável, destinado para pacientes submetidos ao preparo intestinal de colonoscopia. O preparo intestinal adequado é condição essencial para viabilizar o exame, pois do contrário, o preparo inadequado impacta diretamente na qualidade, no aumento dos custos e na satisfação do paciente. Considerando que o preparo intestinal para colonoscopia tem sido considerado uma das etapas de maior insatisfação dos pacientes com alto potencial para replicação do exame, este estudo buscou elaborar e avaliar uma tecnologia cuidativo educacional no formato de vídeo, a fim de apoiar às pessoas no preparo intestinal. A educação em saúde relacionado a garantia do preparo adequado vem sendo apontado como uma das principais intervenções em todo mundo. Assim, foi desenvolvido um estudo metodológico no período entre maio de 2024 e abril de 2025, apoiado na teoria do autocuidado de Dorothea Orem, dividido em três fases: pré produção, produção e pós-produção. Na fase de pré-produção foi realizada a revisão de diretrizes internacionais e nacional, que embasam os protocolos institucionais. Também foi realizada pesquisa de abordagem qualitativa com 32 pacientes maiores de 18 anos, que encontravam-se na sala de espera do setor de exames, com o intuito de trazer informações e demandas relacionadas ao preparo de colonoscopia vivenciado por eles, através de entrevista gravada com roteiro semiestruturado, analisadas a partir da análise textual discursiva (ATD), emergindo quatro categorias: Informações e conhecimentos necessários para a realização do preparo intestinal adequado; Tolerabilidade a ingestão de líquidos e laxativos; Sentimentos relacionados ao exame e diagnostico; Dieta restrita e jejum. Ambas as estratégias da fase de pré produção compuseram o conteúdo do vídeo. Na segunda fase, a elaboração seguiu os elementos contidos no guia Mainhealth, para a criação e design utilizado o software canva livre. Nesta fase foi elaborado o roteiro do vídeo composto por cinco seções e 26 cenas. Na terceira fase, pós-produção, o vídeo foi encaminhado para os 32 pacientes que participaram da pesquisa qualitativa e para 15 profissionais do serviço via whatsapp juntamente com um questionário de avaliação. Foram retornados um total de 33 avaliações que sugeriram nove modificações, acatadas pelos pesquisadores. Como resultados, o vídeo foi elaborado apresentando 03 minutos e 38 segundos, registrado na Agência Nacional do Cinema (ANCINE): B25-002642 00000 e será disponibilizado através de QRcode, para complementar as orientações verbais e escritas referentes ao preparo intestinal no serviço de endoscopia onde está pesquisa foi realizada. Também foram resultados de trabalho de conclusão de mestrado dois manuscritos, sendo que o primeiro descreve as fases de produção da tecnologia cuidativo educacional do tipo vídeo, e o segundo descreve a pesquisa qualitativa realizada com participação dos pacientes, evidenciando desafios e percepções do preparo intestinal. A pesquisa foi aprovada no edital do Programa de Iniciação Tecnológica EBSERH/CHC -UFPR 2024. Conclui-se que a tecnologia audiovisual no formato vídeo 2D apresenta orientações que complementam as ações de cuidado da enfermeira, engajam as ações de autocuidado pelo paciente e dessa maneira contribuem para aumentar a adesão ao preparo para a colonoscopia Abstract: Research carried out to produce video-type educational technology, classified by CAPES as a non-patentable product/material, intended for patients undergoing colonoscopy bowel preparation. Adequate bowel preparation is an essential condition to make the test viable, because otherwise, inadequate preparation directly impacts quality, increased costs, and patient satisfaction. Considering that bowel preparation for colonoscopy has been considered one of the stages of greatest dissatisfaction of patients with high potential for replication of the test, this study sought to develop and evaluate educational care technology in video format, in order to support people in bowel preparation. Health education related to ensuring adequate preparation has been pointed out as one of the main interventions worldwide. Thus, a methodological study was developed in the period between May 2024 and April 2025, supported by Dorothea Orem's theory of self-care, divided into three phases: pre-production, production, and post-production. In the pre-production phase, the review of international and national guidelines, which support the institutional protocols, was carried out. A qualitative research was also carried out with 32 patients over 18 years of age, who were in the waiting room of the exam sector, with the aim of bringing information and demands related to the preparation of colonoscopy experienced by them, through a recorded interview with a semi-structured script, analyzed from the discursive textual analysis (DTA), emerging four categories: Information and knowledge necessary to carry out adequate bowel preparation; Tolerability to fluid and laxative intake; Feelings related to the examination and diagnosis; Restricted diet and fasting. Both strategies of the pre-production phase made up the content of the video. In the second phase, the elaboration followed the elements contained in the Mainhealth guide, for the creation and design using the free canva software. In this phase, the script of the video was elaborated, consisting of five sessions and 26 scenes. In the third phase, post-production, the video was sent to the 32 patients who participated in the qualitative research and to 15 service professionals via whatsapp along with an evaluation questionnaire. A total of 33 evaluations were returned, which suggested nine modifications, which the researchers accepted. As a result, the video was prepared with 03 minutes and 38 seconds, registered at the National Cinema Agency (ANCINE): B25-002642-00000 and will be made available through QRcode, to complement the verbal and written guidelines regarding bowel preparation in the endoscopy service where this research was carried out.Two manuscripts were also the results of the master's thesis, the first describing the phases of production of the educational care technology of the video type, and the second describing the qualitative research carried out with the participation of patients, evidencing challenges and perceptions of bowel preparation. The research was approved in the notice of the Technological Initiation Program EBSERH/CHC -UFPR 2024. It is concluded that audiovisual technology in 2D video format presents guidelines that complement the nurse's care actions, engage the patient's self-care actions and thus contribute to increase adherence to colonoscopy preparation
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