Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDal Molin Filho, Rafael Germano, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.creatorBodack, Rafaella Martins Cavacapt_BR
dc.date.accessioned2025-09-09T16:14:22Z
dc.date.available2025-09-09T16:14:22Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/98324
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rafael Germano Dal Molin Filhopt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O plano de negócio é uma ferramenta importante utilizada para restringir possíveis erros ainda na fase de planejamento, o que contribui sobretudo para a análise da viabilidade do negócio. Neste sentido, o presente trabalho tem o objetivo de desenvolver um plano de negócio para a analisar a viabilidade de uma agência de turismo para a cidade de Umuarama – PR. Com bases em um estudo de caso, este Trabalho de Conclusão de Curso possuí natureza aplicada, abordagens qualitativas e quantitativas e objetivos exploratórios. O método de pesquisa será estruturado em três macrofases, sendo elas: escopo do projeto; elaboração dos documentos de suporte e elaboração do plano de negócios. Projeções financeiras, dentro do rito de análise do plano também serão elaboradas afim de identificar a viabilidade baseados nos indicadores payback, lucratividade e rentabilidade do empreendimento. De modo particular, foram apresentadas demonstrações financeiras, além de ferramentas pertinentes que possibilitariam visualizar a empresa e seu desenvolvimento. Sobretudo, com as análises realizadas no plano de negócios destaca-se que a implantação da agência da Azul Viagens na cidade de Umuarama no Paraná é viável. Depois de entender a empresa com ferramentas como Matriz SWOT e CANVAS, além de utilizar o método PDCA, foi elaborado o Plano Financeiro, para avaliar, também, financeiramente o empreendimento. Entre os destaques a projeção payback que sinalizou o horizonte de retorno curto de apenas 2 meses e os bons índices de lucratividade e rentabilidade prospectados, que foram respectivamente, 55% e 58%pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The business plan is an important tool used to restrict possible errors still in the planning phase, which contributes mainly to the analysis of business viability. In this sense, this work aims to develop a business plan to analyze the feasibility of a travel agency for the city of Umuarama - PR. Based on a case study, this End of Course Work has an applied nature, qualitative and quantitative approaches and exploratory objectives. The research method will be structured in three macro-phases, namely: project scope; preparation of supporting documents; and preparation of the business plan. Financial projections, within the rite of analysis of the plan, will also be elaborated in order to identify the viability based on the payback, profitability and profitability indicators of the enterprise. In particular, financial statements were presented, as well as pertinent tools that would make it possible to visualize the company and its development. Above all, with the analyses performed in the business plan it is highlighted that the implementation of the Azul Viagens agency in the city of Umuarama in Paraná is feasible. After understanding the company with tools such as SWOT and CANVAS Matrix, besides using tools such as PDCA, the Financial Plan was elaborated, also to financially evaluate the enterprise. Among the highlights were the payback projection that signaled the short payback horizon of only 2 months and the good profitability and profitability rates prospected, which were respectively 55% and 58%pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo - Turismopt_BR
dc.subjectTurismo - Planejamentopt_BR
dc.subjectPlano de negóciospt_BR
dc.subjectEstudos de viabilidadept_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.titlePlano de negócio para análise de viabilidade de uma agência da Azul Viagenspt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples