• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciência da Computação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciência da Computação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Testes de programas nas disciplinas iniciais dos cursos de bacharelado em Ciência da Computação e Informática Biomédica da Universidade Federal do Paraná

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R G LUCAS PLACIDO DOS SANTOS.pdf (1.982Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Santos, Lucas Placido dos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este Trabalho de Conclusão de Curso propõe ainserção de práticas de teste de programas nas disciplinas iniciais dos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e Informática Biomédica da UFPR. A partir do referencial teórico e prático sobre teste de programas, sugere-se que a introdução precoce de testes fomenta o raciocínio lógico, a autonomia do estudante e a qualidade dos programas desenvolvidos. Partindo da análise das ementas de Programação I, Programação II e Algoritmos e Estruturas de Dados I, II e III, foi elaborada uma tabela pedagógica que relaciona, para cada conteúdo destas disciplinas, o nível de teste, que neste trabalho será denominado escopo de teste (como unidade ou integração), as técnicas de projeto de casos de teste, aqui chamadas de técnicas de teste (como particionamento de equivalência, análise de valor limite, grafo de fluxo de controle e teste de caminhos independentes) e a abordagem ou critério de classificação, referida neste trabalho como família de técnica (estrutural ou funcional). A metodologia utilizada durante este trabalho envolveu levantamento documental, classificação temática e construção de exemplos comentados que ilustram a aplicação das técnicas em trechos de código típicos de cada disciplina. Além disso, são apresentadas sugestões de aulas complementares, exercícios e exemplos de código para cada disciplina, visando apoiar o docente na implementação prática dessas atividades. Pretende-se iniciar a integração de práticas de codificação com técnicas de teste desde os primeiros semestres, contribuindo para a formação de profissionais mais críticos e preparados para os desafios da indústria de software, além de fornecer recursos didáticos estruturados para o ensino
     
    Abstract : This Final Project proposes the inclusion of program testing practices in the initial courses of the Bachelor’s degree in Computer Science and Biomedical Informatics at UFPR. Based on the theoretical and practical framework of program testing, it is suggested that the early introduction of tests fosters logical reasoning, student autonomy, and the quality of the programs developed. Based on the analysis of the syllabuses of Programming I, Programming II, and Algorithms and Data Structures I, II, and III, a pedagogical table was developed that lists, for each content of these courses, the level of testing, which in this work will be called testing scope (such as unit or integration), the test case design techniques, herein called testing techniques (such as equivalence partitioning, boundary value analysis, control flow graph, and independent path testing), and the classification approach or criterion, referred to in this work as technique family (structural or functional). The methodology used in this study involved document collection, thematic classification, and the creation of annotated examples that illustrate the application of the techniques in typical code snippets for each discipline. Furthermore, suggestions for supplementary classes, exercises, and code examples for each discipline are presented to support instructors in the practical implementation of these activities. The aim is to begin integrating coding practices with testing techniques from the first semesters, contributing to the development of more critical professionals prepared for the challenges of the software industry, in addition to providing structured teaching resources
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/98313
    Collections
    • Ciência da Computação [10]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV