Exercício físico resistido e a comparação de metodologia triset e convencional em um individuo hipertenso : um estudo de caso
Resumo
Resumo: Este estudo de caso analisou uma mulher hipertensa de 64 anos submetida a treinos combinados (triset) e convencionais de exercício físico. Inicialmente aplicou-se Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE), depois realizou-se uma anamnese, aplicou-se questionário de qualidade de vida. Realizou-se a prescrição de exercício por 4 semanas, sendo 2 semanas de treino triset e 2 semanas de treino convencional, 3 vezes por semana. A percepção subjetiva de esforço foi avaliada com a escala de Borg antes e após os exercícios, a pressão arterial foi medida com um estetoscópio e a frequência cardíaca e saturação foram monitoradas com um oxímetro portátil. Análises comparativas com o teste t de Student mostraram diferenças significativas na pressão arterial e batimentos cardíacos entre as medições pré e pós-exercício. Não houve diferenças estatísticas significativas entre as metodologias de treino, permitindo o uso de ambos os tipos de exercício dentro de um programa de treinamento Abstract: This case study analyzed a 64-year-old hypertensive woman undergoing combined (triset) and conventional physical exercise training. Initially, an Informed Consent Form (TCLE) was applied, then an anamnesis was carried out and a quality of life questionnaire was applied. Exercise prescription was carried out for 4 weeks, 2 weeks of triset training and 2 weeks of conventional training, 3 times a week. Subjective perceived exertion was assessed with the Borg scale before and after exercise, blood pressure was measured with a stethoscope and heart rate and saturation were monitored with a portable oximeter. Comparative analyzes with Student's t-test showed significant differences in blood pressure and heart rate between pre- and post-exercise measurements. There were no statistically significant differences between the training methodologies, allowing the use of both types of exercise within a training program