| dc.contributor.advisor | Lovón-Canchumani, Giancarlo Alfonso, 1977- | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Graduação em Engenharia de Produção | pt_BR |
| dc.creator | Cessel, Bruna Guedes | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-08-19T15:22:48Z | |
| dc.date.available | 2025-08-19T15:22:48Z | |
| dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/98003 | |
| dc.description | Orientador: Prof. Dr. Giancarlo Alfonso Lovón Canchumani | pt_BR |
| dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Engenharia de Produção | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho tem como objetivo avaliar o ciclo de vida da reciclagem dos eletroeletrônicos coletados no município de Jandaia do Sul, especificamente a fase do transporte da coleta. Um cenário alternativo foi proposto para comparação com o cenário base e avaliação dos potenciais impactos ambientais gerados. A metodologia utilizada foi a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), que tem como base as normas ISO 14040 e 14044 e por finalidade mensurar os impactos ambientais gerados a partir do ciclo de vida de um produto ou processo produtivo. Os dados primários de coleta foram obtidos a partir do Projeto de Extensão Práticas Ambientais Sustentáveis (PAS) da UFPR, campus Jandaia do Sul. Foram utilizados três métodos de análise de avaliação de impactos ambientais: Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), ReCiPe e a Demanda de Energia Acumulada (CED). Os resultados do estudo demostraram que no Cenário 1, 3,7 toneladas de eletroeletrônicos emitem 61,1689 kg CO2 eq, enquanto no cenário 2, 4,4 toneladas emitem 72,38536 kg CO2 eq. O Cenário 1 também tem grandes impactos na escassez de recursos fósseis, escassez de recurso mineral e formação de material particulado fino, além de ter a energia fóssil não renovável como principal fonte de energia, com 862,8368 MJ. E o Cenário 2 mantém as mesmas características, mas ainda mais acentuadas, com 1020,5 MJ | pt_BR |
| dc.description.abstract | Abstract : The present work aims to evaluate the life cycle of recycling of electronics collected in the city of Jandaia do Sul, specifically the phase of the transportation of the collection. An alternative scenario was proposed for comparison with the base scenario and evaluation of the potential environmental impacts generated. The methodology used was the Life Cycle Assessment (LCA), which is based on the ISO 14040 and 14044 standards and aims to measure the environmental impacts generated from the life cycle of a product or production process. The primary data of the collection were obtained from the Extension Project Sustainable Environmental Practices (PAS), from UFPR, Jandaia do Sul campus. Three methods of analysis of environmental impact assessment were used: Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC), ReCiPe and the Cumulated Energy Demand (CED). The results of the study showed in Scenario 1, 3.7 tons of electronics emit 61.1689 kg CO2 eq, while in Scenario 2, 4.4 tons emit 72.38536 kg CO2 eq. Scenario 1 also has major impacts on the fóssil resource scarcity, mineral resource scarcity and fine particulate matter formation, in addition to have non-renewable fóssil energy as the main source of energy, with 862.8368 MJ. And Scenario 2 maintains the same characteristics, but even more accentuated, with 1020.5 MJ | pt_BR |
| dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.subject | Ciclo de vida do produto | pt_BR |
| dc.subject | Gestão ambiental | pt_BR |
| dc.subject | Reciclagem - Aspectos ambientais | pt_BR |
| dc.subject | Aparelhos e materiais eletrônicos - Aspectos ambientais | pt_BR |
| dc.title | Avaliação do ciclo de vida da reciclagem dos resíduos eletroeletrônicos no município de Jandaia do Sul : estudo da fase do transporte | pt_BR |
| dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |