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    Acolhimento da demanda espontânea na atenção primária à saúde : tecnologia educativa

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    R - D - AMANDA SCHANOSKI LAPCHENSKI.pdf (8.351Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Lapchenski, Amanda Schanoski
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Este trabalho de desenvolvimento tecnológico apresenta a produção de um material educativo, do tipo vídeo educacional em formato 2D, que aborda o acolhimento da demanda espontânea nas unidades de saúde. Objetivo: Desenvolver e validar o conteúdo da tecnologia educacional para educação em saúde dos usuários da atenção primária à saúde. Metodologia: Pesquisa metodológica, desenvolvida no município de São José dos Pinhais-PR, com a participação de 23 juízes especialistas (enfermeiros com expertise na temática). O estudo foi conduzido em três fases metodológicas e oito etapas. A Fase I – Pré-produção – incluiu duas etapas: Mapeamento da temática através de revisão de escopo e Elaboração do roteiro o qual foi utilizado como referencial teórico bibliográfico para a construção o Caderno de Atenção Básica nº28 volume I - Acolhimento à demanda espontânea. A Fase II – Produção – compreendeu quatro etapas: Produção do vídeo orientada pela Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM); Construção do storyboard; Validação de conteúdo do roteiro com storyboard por enfermeiros juízes através do Instrumento de Validação do Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES) e Adequação do vídeo. A Fase III – Pós-produção – envolveu duas etapas: Edição final do vídeo e registro na Agência Nacional de Cinema (ANCINE), e Divulgação do vídeo. Resultados: Na Fase I - Pré-produção o roteiro foi constituído da descrição visual e auditiva e a fundamentação teórica de cada cena. Na fase II – Produção - o vídeo foi desenvolvido através da ferramenta de criação de vídeos Animaker. O storyboard foi construído após a finalização da primeira versão do vídeo e associado ao roteiro, resultando no roteiro com storyboard que foi avaliado pelo enfermeiros juízes. O perfil dos enfermeiros que participaram da pesquisa era predominantemente do sexo feminino (n=18; 78,3%), entre 41 e 50 anos de idade (n=13; 56,52%), pós graduados (n=19; 82,6%), tendo entre 11 e 20 anos de experiência profissional (n=14; 60,9%) sendo mais de 5 anos na Atenção Primária à Saúde (n=16; 69,6%) e todos os juízes (n=23; 100%) relataram realizar acolhimento à demanda espontânea em sua prática profissional. O conteúdo da tecnologia foi considerado adequado e validado pelos juízes (IVC-G=0,87), sendo acatadas as sugestões propostas pelos participantes, após a análise qualitativa dos comentários e sugestões. Na Fase III – Pós-produção o produto foi registrado na ANCINE (B25-002155-00000) e disponibilizado na URL: https://youtu.be/kporo8QE8vc para divulgação e utilização. Conclusão: O vídeo de acordo com a avaliação dos juízes, configura-se como um método inovador e de fácil aplicação para educação em saúde, sendo possível replicar para outros temas. A tecnologia desenvolvida é capaz de auxiliar as equipes da Atenção Primária na educação em saúde, e espera-se que sua utilização favoreça a ampliação da compreensão dos usuários acerca do processo de acolhimento da demanda espontânea. O material didático foi desenvolvido por demanda espontânea, a partir de problema previamente identificado e possui impacto potencial, sobretudo para a área de saúde e para os usuários. Embora seja de abrangência regional, de baixo teor inovativo e de média complexidade, é passível de replicação para outros serviços de saúde no país e encontra-se disponível para teste/implementação pelos serviços
     
    Abstract: This technological development study presents the production of educational material, in the form a 2D educational video, which addresses the user embracement of spontaneous demand in the primary health care. Objective: To develop and validate the content of an educational technology technology for health education for users of primary health care. Methodology: Methodological research performed in the city of São José dos Pinhais-PR, with the participation of 23 expert judges (nurses with expertise in the theme). The study was conducted in three methodological phases and eight stages. Phase I – Pre-production – included two stages: Mapping of the theme through scope review and script development, based on the Caderno de Atenção Básica nº 28 – Acolhimento à Demanda Espontânea, which was used as a theoretical bibliographic. Phase II – Production – consisted of four stages: video production guided by the Cognitive Theory of Multimedia Learning (CTML); storyboard construction; content validation of the script with storyboard by expert nurse judges through; the Health Educational Content Validation Instrument (IVCES) and video adjustments. Phase III – Post-production – involved two stages: Final editing of the video and registration at the National Film Agency, and divulgation of the video.Results: In Phase I – Pre-production, the script was structured with visual and auditory descriptions and the theoretical basis for each scene. In Phase II – Production, the video was developed using the Animaker platform. The storyboard was constructed after the finalization of the first version of the video and associated with the script, resulting in the script with storyboard that was evaluated by the nurse judges. The profile of the nurses who participated in the study was predominantly female (n=18; 78.3%), aged between 41 and 50 years (n=13; 56.52%), postgraduates (n=19; 82.6%), professional experience ranging from 11 to 20 years (n=14; 60.9%), with more than 5 years in Primary Health Care (n=16; 69.6%), and all judges (n=23; 100%) reported providing the user embracement of spontaneous demand in their professional practice. The content of the technology was considered adequate and validated by the judges (IVC-G=0.87), and suggestions made by participants were incorporated following qualitative analysis of their comments and recommendations. In Phase III – Post-production, the product was registered at the National Film Agency (B25-002155-00000) and shared at the URL: https://youtu.be/kporo8QE8vc for dissemination and use. Conclusion: According to the judges’ evaluation, the video is an innovative and easily applicable method for health education, with the potential for replication to other themes. The technology developed is capable of assisting Primary Care teams in health education, and its use is expected to help broaden users' understanding of the user embracement of spontaneous demand. The educational material was developed in response to spontaneous demand, based on a previously identified problem, and has a potential impact, especially for the health sector and users. Although it is regional in scope, low in innovation, and of medium complexity, it can be replicated for other health services in the country and is available for testing/implementation by the services
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97887
    Collections
    • Dissertações [345]

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