Infância e educaçao infantil pública : concepçoes maternas
Resumo
Resumo: O objetivo deste trabalho foi conhecer as concepções maternas sobre infância e educação infantil, a partir da interpretação das falas verificadas nas entrevistas com 30 mulheres que utilizam (15) e que não utilizam (15) o sistema público de educação infantil de São José dos Pinhais. Além disso, este trabalho buscou contribuir para a discussão de políticas públicas quanto ao segmento da educação infantil, objetivando ampliar o raio de leitura e analisar as possibilidades e os limites dos centros de educação infantil, as creches, como espaço para a infância, no nosso tempo. Obteve-se o seguinte perfil das 30 participantes: durante o período de coleta elas tinham entre 21 e 40 anos; a maioria (73,33%) se encontrava casada (de fato ou legalmente); 33,33% residiam em lares de até 3 pessoas e haviam freqüentado a escola por 4 anos; a média de filhos era de 2,16; a renda familiar mensal de 50% das participantes ficava entre 2 e 5 salários mínimos. A maioria das mães usuárias de creche (66,67%) trabalhava como empregada doméstica, enquanto entre as não usuárias 46,67% eram donas-de- casa e 26,67% estavam desempregadas. As participantes que não utilizavam a creche dispunham de uma rede de apoio maior para auxiliá-las no cuidado e na educação dos filhos em comparação com o outro grupo. A análise do conteúdo das entrevistas foi feita através de categorias provenientes das falas das participantes, reunidas em 8 conjuntos temáticos diferentes. Os dados encontrados indicam que houve similaridade nas concepções de mães usuárias e não usuárias do sistema público de creches, principalmente em relação aos assuntos que envolviam infância e práticas de cuidado e educação no contexto familiar; enquanto observou-se diferenças no que diz respeito ao contexto de cuidado e de educação coletiva de crianças - creche ou centro de educação infantil. Notou-se que havia um entendimento mais positivo do modelo de criação coletiva de crianças pelas mães que estão fazendo uso dele neste momento histórico. Conclui-se que o sistema público de atendimento às crianças de 0 a 6 anos em São José dos Pinhais deve ter como objetivos: a melhoria da qualidade de atendimento e respeito à criança, compartilhando com a família o intuito de lhes proporcionar as melhores condições de desenvolvimento; não obstante, precisa ocupar-se ainda da expansão do sistema e da sua promoção e divulgação, para que este serviço se tome conhecido não apenas pelas famílias que o utilizam, mas também pela comunidade em seu entorno. Cabe também considerar outras modalidades de atendimento, que não o modelo da creche. Outros estudos, principalmente estudos ad hoc, serão importantes para desenvolver-se um corpo de conhecimento bem fundamentado acerca da educação infantil no Brasil, compondo assim uma cultura brasileira da infância e da educação infantil. Abstract: This work intended to know maternal conceptions about childhood and children education, from the understanding of speeches verified at interviews with 30 women that use (15) and that do not use (15) the public children education system of São José dos Pinhais. Besides that, this work contributes to the discussion of public policies related to child education, increasing the understanding and the debate of the child education centers limits and possibilities of crèches, as a space to childhood, in our times. It was obtained the following profile of the 30 participants during the period of data collecting: they were between 21 and 40 years old; the majority (73.33%) were married (legally or in fact); 33.33% lives in homes with at least 3 other people and they completed 4 years of scholarship; the average number of children was 2.16; 50% of the monthly family income of the participants was between 2 and 5 minimum salaries; the majority of mothers that make use of crèches (66.67%) worked as maid, while between the non users, 46,67% were householder and 26.67% were unemployed; the participants that do not use the crèche owned a better helping support care with children education compared with the other group. The analysis of the interviews was made using categories coming from the participant’s speech, grouped in 8 different subjects. The data found pointed out similarities in the conceptions of mothers that use the infant day care public system and those that do not use it, this similarities were mainly related to subjects that involve childhood and practices of care and education in the family context; while differences were been observed to the context of collective children care and education - the infant day care or child education center. At this historical moment was noted that there is a positive understanding of the collective child education model by the mothers that are making use of it. The conclusion is that the service public system to the children of 0 to 6 years old should have as goals, the quality increase related with children care, sharing with the family the intuit of giving better conditions of development; nevertheless it needs the expansion of the system, its promotion and its spread, in order to make the service known not only by the family that use it but also by the community. It is valid also take into account alternative ways of services beyond the crèches. Others studies, mainly ad hoc studies, will be important to compose a well-based body of knowledge concerning child education in Brazil
Collections
- Dissertações [287]