• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Gestão da Informação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Gestão da Informação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Inteligência artificial na graduação : percepção e uso por estudantes de gestão da informação

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_LUANA_APARECIDA_HORZE_VIEIRA.pdf (2.237Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Vieira, Luana Aparecida Horze
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho tem como objetivo investigar as percepções relacionadas à utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) por estudantes de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A pesquisa adota uma abordagem descritiva, com base em dados quantitativos e suporte qualitativo, obtidos por meio da aplicação de um questionário estruturado a 64 estudantes do curso. Os resultados indicam ampla familiaridade com ferramentas de IA, especialmente o ChatGPT, utilizado para atividades como geração de ideias, redação de textos, pesquisas, programação e organização de tarefas acadêmicas. Ademais, revelam que a frequência de uso e o domínio das tecnologias aumenta à medida que os estudantes avançam na graduação. No entanto, o trabalho identifica lacunas na formação institucional, como a ausência de disciplinas obrigatórias sobre IA, falta de orientações sobre uso ético e resistência institucional. Apesar dos benefícios percebidos, os estudantes demonstram preocupação com riscos como desinformação, dependência tecnológica e superficialização do aprendizado. Conclui que a integração crítica e pedagógica da IA ao currículo universitário é essencial para a formação de profissionais preparados para atuar com responsabilidade e autonomia na sociedade digital
     
    Abstract : This study aims to investigate the perceptions related to the use of Artificial Intelligence (AI) tools by Information Management students at the Federal University of Paraná (UFPR). The research adopts a descriptive approach, based on quantitative data with qualitative support, collected through the application of a structured questionnaire to 64 students in the program. The results indicate a broad familiarity with AI tools, especially ChatGPT, which is used for activities such as idea generation, text writing, research, programming, and the organization of academic tasks. Furthermore, the findings show that both the frequency of use and the mastery of these technologies increase as students progress through their studies. However, the study identifies gaps in institutional training, such as the absence of mandatory AI-related courses, lack of guidance on ethical use, and institutional resistance. Despite the perceived benefits, students express concerns about risks such as misinformation, technological dependence, and the superficiality of learning. The study concludes that critically and pedagogically integrating AI into the university curriculum is essential for preparing professionals to act responsibly and autonomously in the digital society
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97762
    Collections
    • Gestão da Informação [594]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV