Inteligência artificial na graduação : percepção e uso por estudantes de gestão da informação
Resumo
Resumo : Este trabalho tem como objetivo investigar as percepções relacionadas à utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) por estudantes de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A pesquisa adota uma abordagem descritiva, com base em dados quantitativos e suporte qualitativo, obtidos por meio da aplicação de um questionário estruturado a 64 estudantes do curso. Os resultados indicam ampla familiaridade com ferramentas de IA, especialmente o ChatGPT, utilizado para atividades como geração de ideias, redação de textos, pesquisas, programação e organização de tarefas acadêmicas. Ademais, revelam que a frequência de uso e o domínio das tecnologias aumenta à medida que os estudantes avançam na graduação. No entanto, o trabalho identifica lacunas na formação institucional, como a ausência de disciplinas obrigatórias sobre IA, falta de orientações sobre uso ético e resistência institucional. Apesar dos benefícios percebidos, os estudantes demonstram preocupação com riscos como desinformação, dependência tecnológica e superficialização do aprendizado. Conclui que a integração crítica e pedagógica da IA ao currículo universitário é essencial para a formação de profissionais preparados para atuar com responsabilidade e autonomia na sociedade digital Abstract : This study aims to investigate the perceptions related to the use of Artificial Intelligence (AI) tools by Information Management students at the Federal University of Paraná (UFPR). The research adopts a descriptive approach, based on quantitative data with qualitative support, collected through the application of a structured questionnaire to 64 students in the program. The results indicate a broad familiarity with AI tools, especially ChatGPT, which is used for activities such as idea generation, text writing, research, programming, and the organization of academic tasks. Furthermore, the findings show that both the frequency of use and the mastery of these technologies increase as students progress through their studies. However, the study identifies gaps in institutional training, such as the absence of mandatory AI-related courses, lack of guidance on ethical use, and institutional resistance. Despite the perceived benefits, students express concerns about risks such as misinformation, technological dependence, and the superficiality of learning. The study concludes that critically and pedagogically integrating AI into the university curriculum is essential for preparing professionals to act responsibly and autonomously in the digital society
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- Gestão da Informação [594]