Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKubo, Viviane Alvespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorLiesenberg, Karolynept_BR
dc.date.accessioned2025-08-05T15:36:37Z
dc.date.available2025-08-05T15:36:37Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97724
dc.descriptionOrientadora Profª. Drª. Viviane Alves Kubopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 14/03/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Músicapt_BR
dc.description.abstractResumo: O avanço da ciência vocal tem evidenciado os benefícios da aplicação de conhecimentos multidisciplinares ao estudo e prática do canto. No contexto do canto lírico, fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas e professores de canto desempenham papéis complementares no aprimoramento técnico dos cantores. No entanto, a literatura específica sobre a contribuição dessa abordagem multidisciplinar ainda é escassa. Diante disso, esta pesquisa investiga a percepção de cantores líricos profissionais brasileiros sobre o impacto dessa atuação conjunta em sua prática vocal. A consulta à literatura especializada visou acessar aspectos técnico-vocais do cantor erudito e da multidisciplinaridade sob a atuação conjunta da tríade acima mencionada. Os procedimentos metodológicos consistiram na coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise de dados demonstrou que o atendimento multidisciplinar contribuiu significativamente para o aprimoramento técnico-vocal dos cantores, promovendo maior controle, eficiência, estratégias e mecanismos para uma melhor produção vocal, além de auxiliar na resolução de desafios específicos relacionados à demanda que o canto lírico exige. Espera-se que esta pesquisa contribua para o debate sobre a interseção entre a ciência vocal e o aprimoramento técnico de cantores líricospt_BR
dc.description.abstractAbstract: The advancement of vocal science has highlighted the benefits of applying multidisciplinary knowledge to the study and practice of singing. In the context of lyrical singing, speech-language pathologists, otolaryngologists, and voice teachers play complementary roles in the technical development of singers. However, specific literature on the contributions of this multidisciplinary approach remains limited. Given this, this research investigates the perceptions of Brazilian professional opera singers regarding the impact of this collaborative approach on their vocal practice. A review of specialized literature aimed to explore technical-vocal aspects of classical singers and the multidisciplinary collaboration of the aforementioned triad. The methodological procedures consisted of data collection through semi-structured interviews. Data analysis demonstrated that multidisciplinary care significantly contributed to the technical-vocal improvement of singers, promoting greater control, efficiency, strategies, and mechanisms for better vocal production, as well as aiding in the resolution of specific challenges related to the demands of lyrical singing. It is hoped that this research will contribute to the debate on the intersection between vocal science and the technical-vocal enhancement of lyrical singerspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectCanto - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectCantores - Opera - Brasilpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleA atuação multidisciplinar no aprimoramento técnico vocal de cantores líricos brasileirospt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples