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dc.contributor.advisorSilva, Jair da, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.creatorNunes, Gabriel da Costa Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2025-08-04T16:56:04Z
dc.date.available2025-08-04T16:56:04Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97704
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Jair da Silvapt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A pesquisa operacional proporciona aos gestores a possibilidade de tomar decisões mais eficientes, com embasamento científico e modelagens matemáticas. Nos últimos anos, observou-se um aumento na procura por otimizações relacionadas à Pesquisa Operacional, dentre elas o problema do caminho mais curto, que determina a menor distancia a ser percorrida em um caminho pré-definido. Assim, nesta monografia apresentamos um estudo de caso sobre o problema de rotas com o interesse de investigar um planejamento logístico de uma empresa de utensílios domésticos do interior do estado de São Paulo. Foram utilizados os algoritmos heurísticos Nearest-Neighbor, Cheapest-Insertion, Farthest-Insertion e o k-opt para a resolução de 6 rotas, utilizando conceitos do Problema do Caixeiro Viajante, para minimizar as distâncias percorridas pelos caminhões nas entregas. Os dados obtidos são apresentados e analisados de modo que pôde-se observar que todos os métodos aplicados otimizaram os caminhos propostos. A heurística Farthest-Insertion obteve a maior redução (12,58%) dos caminhos estudados, porém, o Nearest-Neighbor e o Cheapest-Insertion reduzem poucos menos, com 12,2% e 11,2% respectivamentept_BR
dc.description.abstractAbstract : Operational research provides managers with the ability to make more efficient decisions based on science and mathematical models. In The past years, using an increased search for Operational Search-related optimizations, including the shortest path problem, which determines the shortest distance to travel a predefined path. Thus, this monograph presents a case study about a route problem with the interest of investigating a logistics planning of a domestic equipment company in the interior of São Paulo. We used the Nearest Neighbor, Cheapest Insertion, Farthest Insertion heuristic algorithms and the k-opt for a 6-route resolution, using concepts from the Traveling Salesman Problem, to measure the distances traveled by consumers in the tests. The captured data are presented and analyzed so that they can be observed in all methods used to optimize the proposed paths. The heuristic Farthest insertion registered a greater reduction (12.58%) of the studied paths, however, the nearest neighbor and the cheapest insertion less few, with 12.2% and 11.2% respectivelypt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLevantamentos de rotaspt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectLogística empresarialpt_BR
dc.subjectUtensílios domésticospt_BR
dc.subjectPesquisa operacionalpt_BR
dc.titleEstudo de um problema de rotas em uma empresa de utensílios domésticos por meio da aplicação de métodos heurísticospt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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