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dc.contributor.advisorPinto, José Simão de Paula, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informaçãopt_BR
dc.creatorZielonka, Pedro Henrique Scuzziattopt_BR
dc.date.accessioned2025-07-28T20:55:38Z
dc.date.available2025-07-28T20:55:38Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97611
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. José Simão de Paula Pintopt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Graduação em Gestão da Informaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O cenário socioeconômico brasileiro é composto majoritariamente de micro e pequenas empresas. Elas compõem cerca de 99% de todas as organizações em atividade dentro do território nacional. Além da notória contribuição na geração de empregos e mitigação das desigualdades, essa saturação dentro de inúmeros setores da economia torna a competição cada vez maior. Diante de um mercado tão acirrado e orientado por dados, a transformação digital torna-se indispensável para os empreendedores que almejam a vantagem competitiva sustentável. A digitalização, embora muitas vezes vista apenas do ponto de vista tecnológico, transcende as infraestruturas e tecnologias emergentes. Indiscutivelmente, os dados se tornaram uma das fontes de riqueza e inteligência organizacional mais valiosas da era da informação presente no século XXI. Sendo assim, para que uma organização adentre nesse meio e adquira uma presença digital notável, é necessária uma mudança de mentalidade estratégica e cultural dentro de cada organização. Outrossim, o presente trabalho estuda os desafios e maneiras de avaliar uma organização de micro e pequeno porte e propor soluções para possibilitar a geração de vantagem competitiva, através da proposição de uma transformação digital e implementação de um sistema de informação que possibilite a padronização e eficiência dos processos organizacionais. Utilizando uma abordagem de estudo de caso alinhada a observação participante, o estudo oferece insights práticos e teóricos para fortalecer a competitividade de pequenas empresas em um mercado dinâmico e competitivopt_BR
dc.description.abstractAbstract : The Brazilian socioeconomic scenario is mostly composed of micro and small businesses. They make up about 99% of all active organizations within the national territory. In addition to their notorious contribution to job creation and inequality mitigation, this saturation within numerous sectors of the economy makes competition ever greater. Faced with such a fierce and data-driven market, digital transformation becomes indispensable for entrepreneurs who aim for sustainable competitive advantage. Digitalization, although often seen only from a technological point of view, transcends emerging infrastructures and technologies. Undisputedly, data has become one of the most valuable sources of wealth and organizational intelligence in the current information age of the 21st century. Thus, for an organization to enter this environment and acquire a remarkable digital presence, a change in strategic and cultural mindset is necessary within each organization. Furthermore, the present work studies the challenges and ways to evaluate a micro and small organization and propose solutions to enable the generation of competitive advantage, through the proposition of a digital transformation and implementation of an information system that allows the standardization and efficiency of organizational processes. Using a case study approach aligned with participant observation, the study offers practical and theoretical insights to strengthen the competitiveness of small businesses in a dynamic and competitive marketpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGerenciamento da informaçãopt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresas - Inovações tecnológicaspt_BR
dc.titleCriação de vantagem competitiva em empresas brasileiras de micro e pequeno porte através da transformação digital : estudo de caso realizado em uma distribuidora de gás em Curitibapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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