Aplicação da metodologia DMAIC em uma fábrica de baterias para o controle das perdas de chumbo
Resumo
Resumo : A perda de chumbo é um grande problema nas empresas produtoras de baterias de chumbo-ácido, afetando sua produtividade e a competitividade. O presente estudo aplica a metodologia DMAIC em uma empresa fabricante de baterias automotivas, com o intuito de identificar e controlar as perdas de chumbo nos processos de produção de bateria. Esta pesquisa é um estudo de caso, onde foram analisados inicialmente três setores da produção de uma indústria. Foi identificado um grande volume de perda de massa de chumbo no setor de fundição, de tal modo que foi possível reduzir esta perda em 70%, representando aproximadamente 2940 Kg de massa de chumbo por dia de produção. A partir dos resultados é possível concluir que a metodologia DMAIC foi eficaz em sua aplicação no estudo, trazendo um consequente aumento na produtividade da indústria e se mostrando uma ferramenta útil para compreensão de problemas complexos. O estudo pode servir como base para estudos futuros ou melhorias na indústria estudada, pois, apresenta outros problemas que não foram focos da pesquisa e que podem gerar benefícios para empresa Abstract : Lead loss is a major problem for lead acid battery companies, affecting their productivity and competitiveness. The present study applies the DMAIC methodology in an automotive battery manufacturer to identify and control lead losses in battery production processes. This research is a case study, where three sectors of production of an industry were initially analyzed. A large volume of lead mass loss was identified in the foundry sector, so that it was possible to reduce this loss by 70%, representing approximately 2940 kg of lead mass per production day. From the results it is possible to conclude that the DMAIC methodology was effective in its application in the study, bringing a consequent increase in industry productivity and proving to be a useful tool for understanding complex problems. The study can serve as a basis for future studies or improvements in the studied industry, as it presents other problems that were not focus of the research and that may generate benefits for the company