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dc.contributor.advisorBorges, Lucélia Justino, 1982pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.creatorLaborne, Pedro Alex Batistapt_BR
dc.date.accessioned2025-07-04T21:22:23Z
dc.date.available2025-07-04T21:22:23Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97267
dc.descriptionOrientador: Profª. Drª. Lucélia Justino Borgespt_BR
dc.descriptionMonografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de estágio supervisionado em Educação Física na Atenção Primária à Saúde (APS), com foco na atuação junto à população idosa. A partir de uma abordagem qualitativa e descritiva, por meio de registros em diário de campo, observações e participação em atividades práticas, buscou-se compreender os desafios, aprendizados e contribuições desse processo formativo para a construção de um cuidado mais integral e humanizado. Ao longo da vivência, foi possível identificar a importância da comunicação com a equipe multiprofissional, das discussões de casos clínicos e da inserção da prática corporal como parte da promoção à saúde. Os resultados demonstram que o Profissional de Educação Física tem papel relevante na APS, indo além da prescrição de exercícios, contribuindo para o bem-estar físico, mental e social dos idosos, onde os desafios observados na APS envolvem a complexidade do perfil dos idosos e barreiras na comunicação e integração com a equipe multiprofissional. Para a equipe multiprofissional, o PEF colaborou com a integralidade da saúde do idoso, relatando em casos clínicos situações acerca do quadro funcional dos idosos, comunicação e articulação de demandas e fortalecimento dos vínculos com os idosos. A experiência evidenciou, ainda, a necessidade de fortalecer a formação interprofissional e de ampliar os espaços de escuta, diálogo e atuação conjunta entre os membros da equipe de saúdept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEducação fisica para idosospt_BR
dc.subjectIdosos - Saúde e higienept_BR
dc.titleEducação física e atuação multiprofissional em saúde : relato de experiênciapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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