• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016172F1 Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016172F1 Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Jovens líderes pela não violência : um programa de liderança servidora e comunicação não violenta na escola brasileira

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - IVAN SEQUEIRA PETRY.pdf (28.29Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Petry, Ivan Sequeira
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A violência escolar é um desafio persistente no Brasil e no mundo, exigindo estratégias eficazes para sua prevenção e enfrentamento. Esta dissertação investiga o impacto de uma tecnologia social de formação de lideranças jovens nesse contexto, integrando os princípios da Liderança Servidora (LS) e da Comunicação Não Violenta (CNV). Com base em uma revisão teórica, propõe-se um modelo conceitual que articula LS, CNV e Habilidades Sociais (HS). O estudo, de caráter exploratório e abordagem mista, adota o método pesquisa-intervenção, utilizando como instrumentos o Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA), questionários semiestruturados aplicados antes e depois, diário de campo ao longo dos encontros e grupo focal realizado após a intervenção. A análise quantitativa, conduzida por meio de testes estatísticos, indicou um aumento significativo nos repertórios de empatia, autocontrole e abordagem afetiva, além de uma diminuição significativa na dificuldade relacionada à empatia, civilidade e desenvoltura social nos participantes do Programa Jovens Líderes pela Não Violência (JLNV). Os adolescentes ampliaram suas concepções sobre violência para incluir dimensões éticas, morais e subjetivas, e reconheceram o Programa como um espaço de apoio emocional e desenvolvimento pessoal. Conclui se que o Programa JLNV é uma tecnologia social promissora para a prevenção e enfrentamento da violência escolar
     
    Abstract: School violence is a persistent challenge in Brazil and worldwide, requiring effective strategies for its prevention and mitigation. This dissertation investigates the impact of a youth leadership training program in this context, integrating the principles of Servant Leadership (SL) and Nonviolent Communication (NVC). Based on a theoretical review, a conceptual model is proposed that articulates SL, NVC, and Social Skills (SS). This exploratory study employs a mixed-methods approach and adopts an action research methodology, using the Social Skills Inventory for Adolescents (IHSA), semi-structured questionnaires applied before and after the program, a field journal maintained throughout the sessions, and a focus group conducted post-intervention. Quantitative analysis, conducted through statistical tests, indicated a significant increase in empathy, self-control, and affective approach skills, along with a significant reduction in difficulties related to empathy, civility, and social fluency among participants of the Jovens Líderes pela Não Violência (JLNV). The adolescents broadened their understanding of violence to include ethical, moral, and subjective dimensions, and recognized the Program as a space for emotional support and personal development. It is concluded that the JLNV Program is a promising social technology for the prevention and mitigation of school violence
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97192
    Collections
    • Dissertações [93]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV