dc.contributor.advisor | Santos, Marco Aurélio Reis dos, 1983- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Graduação em Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.creator | Silva, Bruno Rodrigo da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-07-02T00:03:36Z | |
dc.date.available | 2025-07-02T00:03:36Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/97149 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Marco Aurelio Reis dos Santos | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus de Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A logística empresarial utiliza roteirizadores para resolver problemas complexos como, por exemplo, gerar rotas a fim de diminuir tempo ou distância no transporte de suas mercadorias, mas não levam em consideração que a queima decombustíveis fósseis geram gases poluentes como o dióxido de carbono Co2 queem grande quantidade pode ser prejudicial à saúde dos seres vivos e provocaraumento na temperatura do planeta. No Brasil, grande parte do transporte de cargase passageiros é feita pelo modal rodoviário e com a falta de infraestrutura nasrodovias e o grande número de veículos nas estradas, resultam em um grandeaumento nas emissões de Co2. Desta forma, o objetivo principal desta pesquisa écomparar as rotas geradas por roteirizadores de distância e tempo mínimos, com o modelo implementado neste trabalho e assim descobrir quanto o modelo propostopode reduzir as emissões de Co2 e quais fatores afetam esse resultado, para que ocorra essa diferença entres os modelos | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : Business logistics use routers to solve complex problems, such asgenerating routes in order to reduce time or distance in the transport of their goods,but they do not take into account that the burning of fossil fuels generates pollutinggases such as carbon dioxide Co2 which in large quantities can be harmful to thehealth of living beings and cause an increase in the temperature of the planet. InBrazil, much of the transport of cargo and passengers is done by road and with thelack of infrastructure on the highways and the large number of vehicles on the roads,result in a large increase in Co2 emissions. In this way, the main objective of thisresearch is to compare the routes generated by routers of minimum distance andtime, with the model implemented in this work and thus find out how much theproposed model can reduce Co2 emissions and which factors affect this result, forthis difference between the models to occur | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Transporte de carga | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Dioxido de carbono - Aspectos ambientais | pt_BR |
dc.subject | Logística empresarial | pt_BR |
dc.title | Estudo comparativo de rotas verdes na região norte do Paraná | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |