Desenvolvimento de procedimentos de gestão de qualidade de acordo com a norma ABNT NBR ISO 9001:2015 em uma empresa de estofados
Resumo
Resumo : A busca pela competitividade movimenta as ações e os planos das organizações. Nesse sentido, elas buscam incessantemente obter diferenciais, dentre eles, como, a padronização e o controle dos seus processos e procedimentos. Sobretudo objetiva-se a busca pela excelência ao atendimento dos clientes. Nesse sentido, a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) eficiente baseado na normalização ISO 9001, pode proporcionar realmente uma gestão mais eficiente dedos recursos. Nesse contexto, o presente trabalho estruturou os processos e as documentações para implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade combase na normalização da ABNT NBR ISO 9001:2015, em uma empresa de estofados. Para isso, foram utilizadas ferramentas de qualidade, para definir, criar e dar suporte a procedimentos e instruções de trabalho. O manual da qualidade desenvolvido foi fundamentado nas demandas reais que a empresa possui, pensando nas correções e melhorias. Para dar suporte ao manual foram desenvolvidos 24 documentos, sendo 16 deles procedimentos operacionais padrão, 6 deles procedimentos sistêmicos, 1 instrução de trabalho e 1 procedimento operacional Abstract : The Search for competitiveness moves the actions and plans of organizations. In thissense, They incessantly seek to obtain differentials, among them, such as thestandardization and controlo f their processe and procedures. Above all, the objectiveis the Search for excellence in customer servisse. In this sense, the implementationof na eficiente Quality Management System (QMS) based on ISO 9001standardization can really provide a more efficient management of resources. In thiscontexto, the presente work structured the processes and documentation for theimplementation of a quality management system based on the standardization ofABNT NBR ISO 9001:2015, in na upholstery company. For this, quality tools wereused to define, create and support procedures and work instructions. The qualitymanual developed was based on the real demands that the company has, thinkingabout corrections and improvements. To support the manual, 24 documents weredeveloped, being 16 of them standard operating procedures, 6 of them systemicprocedures, 1 work instruction and 1 operational procedure