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dc.contributor.advisorDal Molin Filho, Rafael Germano, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.creatorPinto, Eduardo Guizellinipt_BR
dc.date.accessioned2025-07-01T23:58:16Z
dc.date.available2025-07-01T23:58:16Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97144
dc.descriptionOrientador: Prof. Rafael Germano Dal Molin Filhopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O setor de marketing digital vem crescendo muito além do esperado nos últimos anos, com isso o mercado tem se tornado cada vez mais competitivo e busca por empresas inovadoras e que possuem diferenciais competitivos. O Planejamento de Vendas e Operações (PVO, do inglês S&OP - Sales and Operations Planinng) é um processo de gestão integrada que visa garantir continuamente o alinhamento dos diversos setores da empresa em prol da concretização do planejamento estratégico da empresa, além de possibilitar uma gestão holística do negócio, integrando e alinhando as estratégias e ações. O S&OP também atua com o propósito de alinhar a capacidade produtiva da empresa com a demanda de clientes com o intuito de reduzir sobrecargas, colaboradores ociosos, e principalmente redução de custo na operação. O presente trabalho objetiva propor um planejamento de vendas e operações (S&OP) em uma empresa de marketing digital com o intuito de auxiliar na estruturação e no atingimento dos resultados previstos em seu planejamento estratégico. O método utilizado para propor um planejamento de vendas e operações na empresa de marketing digital foi desenvolvido em quatro grandes fases, sendo elas: coleta de dados, diagnóstico da empresa, comparação entre situação atual versus S&OP e o desenvolvimento de materiais e o PVO. Este trabalho contribui na compreensão, importância e aplicação do PVO para organizações que desejam se diferenciar em seus respectivos mercados de atuação. Através da aplicação deste estudo a empresa obteve mudanças e estruturações em todas as áreas da empresa, também houve o desenvolvimento de vários documentos, planilhas e ferramentas gestão e crescimento, além de provocar uma nova cultura trazendo a importância da geração e análise de dados. Por fim, foi proposto um modelo de S&OP para os próximos dois anos e meio e uma orientação informativa estruturada em um rito de 5 etapas. Com a prática do modelo de planejamento de vendas e operações gerado estima-se um aumento de mais de 60% da demanda e um incremento de no mínimo de 65% nas operaçõespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMarketing na internetpt_BR
dc.subjectVendas - Marketingpt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.titlePlanejamento de vendas e operações em uma empresa de marketing digitalpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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