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dc.contributor.advisorPitre-Vásquez, Edwin Ricardo, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorPereira, Emiliano Heitorpt_BR
dc.date.accessioned2025-06-30T18:26:57Z
dc.date.available2025-06-30T18:26:57Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97129
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Edwin Pitre-Vásquezpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 10/03/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Músicapt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa é um levantamento dos usos e funções da viola caiçara na Folia do Divino de Guaratuba-PR. No ritual musical da Folia do Divino a viola é instrumento essencial, junto com a rabeca, caixa e as três vozes. Instrumento vindo de Portugal, a viola está presente nesta tradição desde os primeiros registros escritos, aproximadamente (1738), em relatos, pinturas e fotografias. Esta pesquisa identifica os elementos simbólicos, sociais e musicais da viola nas práticas que caracterizam esse costume. Foi relevante abordar o complexo genérico das Folias e particularmente a Folia do Divino Espírito Santo de Guaratuba. Esta tradição transita no ambiente sonoro modal na maioria do repertório, uma herança da musicalidade medieval popular lusitana. A pesquisa contextualiza a Folia do Divino de Guaratuba dentro da história. O texto define o mito bíblico cristão do Espírito Santo, e as ideias de Joaquim de Fiore, culminando nos ritos que deram origem às Festas do Divino Espírito Santo em Portugal, trazidos ao Brasil pelos imigrantes açorianos. Pelo método da descrição etnográfica o texto analisa momentos da romaria musical dos foliões de Guaratuba, que empreendem um itinerário por comunidades urbanas e rurais, levando uma "visita do Divino" às casas dos devotos. Atualmente nesta Folia a viola caiçara apresenta fragilidade ao ser substituída pela viola caipira, e sua função musical está quase nula. A pesquisa analisa o paradigma sonoro: tradicional e da atualidade da Folia de Guaratuba e os elementos musicais e identitários da viola nesta ritualística. Esta pesquisa se justifica pela vulnerabilidade em que se encontra a viola caiçara nessa tradição, com iminente risco do desaparecimento de sua prática no município. Sendo assim a pesquisa sugere uma técnica de execução do instrumento, o que pode contribuir para o resgate do uso da viola caiçara pela comunidade. Através de uma Etnomusicologia Dialógica (Possette; Pitre-Vásquez; Elias, 2022) concentramos, para um período de vinte anos, o que foi e o que é a viola nesta tradição guaratubana. Através da Bi-musicalidade (Hood, 1960) se fez um processo de autoaprendizagem do instrumento, resultando na transcrição de uma linha de viola sugerida por este autor para a música "Agradecimento ao Pouso". Foram utilizados também os métodos "Usos e Funções" (Merriam, 1964), a pesquisa de campo, o ensino-aprendizagem caiçara a partir da oralidade, entrevistas e conversas com os foliões, transcrições e análises musicais. Como resultado, verificou-se que a viola nessa cultura está praticamente extinta, não sendo identificado até agora nenhum instrumentista-tocador efetivo em atividade. Também se verificaram incidências de mais de uma afinação de viola utilizadas no passado em Guaratuba, como a "pelo meio" e "pelas três", sendo que cada mestre toca e afina na sua intencionalidade. Também a constatação do paradigma hierárquico na figura do Mestre e as relações ambíguas entre Folia, Igreja Católica, município e devotospt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research is a survey of the uses and functions of the viola caiçara in the Folia do Divino of Guaratuba-PR. In the musical ritual of Folia do Divino, the viola is an essential instrument, along with the fiddle, snare drum and the three voices. An instrument coming from Portugal, the viola has been present in this tradition since the first written records, approximately (1738), in reports, paintings and photographs. This research identifies the symbolic, social and musical elements of the viola in the practices that characterize this custom. It was relevant to address the generic complex of Folias and particularly the Folia do Divino Espírito Santo de Guaratuba. This tradition carries over into the modal sound environment in most of the repertoire, a legacy of popular medieval Portuguese music. The research contextualizes the Folia do Divino de Guaratuba within history. The text defines the Christian biblical myth of the Holy Spirit, and the ideas of Joaquim de Fiore, culminating in the rites that gave rise to the Festas do Divino Espírito Santo in Portugal, brought to Brazil by Azorean immigrants. Using the method of ethnographic description, the text analyzes moments of the musical pilgrimage of Guaratuba revelers, who undertake an itinerary through urban and rural communities, taking a "visit from the Divine" to the homes of devotees. Currently in this Folia, the viola caiçara is fragile when replaced by the viola caipira, and its musical function is almost null. The research analyzes the sound paradigm: traditional and current of Folia de Guaratuba and the musical and identity elements of the viola in this ritual. This research is justified by the vulnerability of the viola caiçara in this tradition, with an imminent risk of its practice disappearing in the municipality. Therefore, the research suggests a technique for playing the instrument, which can contribute to the recovery of the use of the viola caiçara by the community. Through a Dialogical Ethnomusicology (Possette; Pitre-Vásquez; Elias, 2022) we concentrated, for a period of twenty years, what the viola was and is in this Guaratuban tradition. Through Bi-musicality (Hood, 1960) a process of self-learning of the instrument was carried out, resulting in the transcription of a viola line suggested by this author for the song "Agradecimento ao Pouso". The "Uses and Functions" methods (Merriam, 1964), field research, caiçara teaching-learning based on orality, interviews and conversations with revelers, transcriptions and musical analyzes were also used. As a result, it was found that the viola in this culture is practically extinct, with no effective active instrumentalist-player having been identified so far. There were also incidences of more than one viola tuning used in the past in Guaratuba, such as "pelo meio" and "pelas três", with each master playing and tuning according to their intention. Also the observation of the hierarchical paradigm in the figure of the Master and the ambiguous relationships between Folia, the Catholic Church, the municipality and devoteespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectViola caiçarapt_BR
dc.subjectFesta do Divinopt_BR
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleA viola caiçara na Folia do Divino de Guaratuba - PR : usos e funçõespt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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