Gestão de pessoas na administração pública : o caso da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos de Paranaguá - PR
Resumo
Resumo : Esta pesquisa apresenta um estudo preliminar sobre a Gestão de Pessoas na Administração Pública tendo como objeto a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos da Prefeitura de Paranaguá- Paraná. O objetivo foi o de exibir as características organizacionais da instituição e como ela está estruturada no ano de 2018. A metodologia foi a pesquisa bibliográfica sobre Gestão de Pessoas realçando este debate na Administração Pública, bem como a pesquisa documental sobre a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Paranaguá, de maneira que apresentasse as dificuldades e potencialidades da mesma. Foi perceptível que os conteúdos específicos à Gestão de Pessoas na Administração Pública e as Carreiras Administrativas são escassos e à muita complexidade em adquirir informações da Prefeitura, tornando os acessos mais difíceis as informações desejadas. Os dados levantados demonstraram que a secretaria passou por mudanças administrativas, na qual teve a unificação de 3 secretarias, adquirindo as qualificações estabelecidas pela Constituição Federal de 1988 e as normas da Lei Orgânica do Município com seus respectivos assuntos setoriais, fato que também refletiu nos seus recursos financeiros e de pessoal, porém à Prefeitura Municipal de Paranaguá está em constante desenvolvimento se aprimorando e tendo mais recursos ano após ano para seu aperfeiçoamento