dc.contributor.advisor | John, Valquíria Michela, 1976- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
dc.creator | Castro, Beatriz Martins de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-16T19:27:54Z | |
dc.date.available | 2025-06-16T19:27:54Z | |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/96923 | |
dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Valquíria Michela John | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa : Curitiba, 27/02/2025 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Órfãos da Terra foi uma telenovela exibida em 2019 pela Rede Globo. A trama narra a história de uma família cristã árabe vitimada pela Guerra Civil Síria, que vem ao Brasil tentar reconstruir a vida. O casal de protagonistas tem como antagonistas Dalila (Alice Wegmann) e seu pai Aziz Abdallah (Herson Capri). Dalila e Aziz compoem o principal núcleo muçulmano da trama, junto às outras mulheres Abdallah, esposas de Aziz: Soraia (Letícia Sabatella), Fairouz (Yasmin Garcez) e Áida (Darília Oliveira). Ainda que o principal intuito de Órfãos da Terra fosse conscientizar e solidarizar a população brasileira a respeito da imigração e do refúgio, a obra — assim como todo produto midiático — estava inserida em um contexto que ultrapassava os limites imediatos de sua realização: a representação do dito "mundo islâmico" e das mulheres muçulmanas, por diferentes mídiass; tensões múltiplas envolvendo Oriente e Ocidente; as ideias de "Terror" e "terrorismo" etc. Considerando esse cenário e a relevância das telenovelas no Brasil, coloca-se a pergunta desta pesquisa: de que maneira as formas de representação das mulheres muçulmanas em Órfãos da Terra podem contribuir para o reforço (ou quebra) de estereótipos acerca desse grupo social? O objetivo geral é analisar a representação das personagens muçulmanas presentes em Órfãos da Terra (Dalila, Soraia, Fairouz e Áida). A ele, aliam-se os objetivos específicos: identificar reforços e rupturas de estereótipos quanto às mulheres muçulmanas, especificamente nas personagens analisadas; e compreender as diferenças e semelhanças entre a representação das personagens, comparando-as e notando prevalências. A investigação se dá a partir da técnica da Análise de Imagens em Movimento, sendo a telenovela observada em sua completude a partir da plataforma Globoplay. Como base teórica são mobilizados, majoritariamente, os conceitos de representação; identidade/diferença; interseccionalidade; orientalismo; e a matriz melodramática da telenovela. Em todos os casos, busca-se atualizar as discussões por meio de bibliografias e debates sobre gênero, mulheres e o contexto brasileiro/latino-americano. Após a análise dos capítulos selecionados, que privilegiam a apresentação, desenrolar e desfecho das personagens, observa-se que, mesmo ao propor formas menos estereotipadas para a representação de povos árabes, migrantes e refugiados em sua trama geral, Órfãos da Terra acaba por reproduzir a associação entre o Islam e o "Mal", ou o Islam e a vitimização/opressão feminina, particularmente em três das quatro personagens analisadas. Tais mobilizações representativas se fortalecem e entrecruzam, ainda, com modelos melodramáticos de representação feminina que têm pautado, historicamente, as construções de personagens mulheres nas telenovelas brasileiras. A partir da análise do objeto eleito, bem como das inferências, reflexões e considerações possibilitadas por esta, as quais estão direcionadas especialmente para as permanências e (poucas) rupturas observadas, esta dissertação procura ampliar a compreensão acerca das mulheres muçulmanas no cenário brasileiro, além de contribuir para o alargamento dos estudos em Comunicação sobre a intersecção entre gênero e Islam na mídia nacional | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Órfãos da Terra was a telenovela by Rede Globo, originally aired in 2019. The storyline follows an Arab Christian family affected by the Syrian Civil War, who migrates to Brazil seeking to rebuild their lives. The main couple face antagonists Dalila (Alice Wegmann) and her father Aziz Abdallah (Herson Capri). Dalila and Aziz form the core Muslim nucleus of the telenovela, alongside Aziz's wives: Soraia (Letícia Sabatella), Fairouz (Yasmin Garcez), and Áida (Darília Oliveira). Although the primary aim of Órfãos da Terra was to raise awareness and foster solidarity among Brazilians regarding immigration and refuge, this telenovela — like any other media product — was embedded in a broader context, which transcended the immediate scope of its creation: representations of the so-called "Islamic world" and Muslim women across various media; tensions between the East and the West; notions of "Terror" and "terrorism" etc. Given this background and the great significance of telenovelas in Brazil, this study seeks to answer the following question: how do the representations of Muslim women in Órfãos da Terra contribute to the reinforcement or deconstruction of stereotypes concerning this social group? The primary objective is to analyze the representation of Muslim female characters in the telenovela (Dalila, Soraia, Fairouz, and Áida). This is complemented by specific objectives: identifying the reinforcement or breaking of stereotypes regarding Muslim women through these characters; and comparing their portrayals to understand similarities, differences, and dominant patterns. The investigation employs the technique of Moving Image Analysis, with the telenovela being watched fully via Globoplay. The theoretical framework relies primarily on the concepts of representation; identity/difference; intersectionality; orientalism; and the melodramatic matrix of telenovelas. These discussions are updated and broadened with readings and debates on gender, women, and the Brazilian/Latin American context. After analyzing the selected episodes — which focus on the introduction, development, and conclusion of the characters — it is observed that, even while proposing less stereotypical ways of representing Arab peoples, migrants, and refugees in its overall narrative, Órfãos da Terra ends up reproducing associations between Islam and "Evil," or Islam and female victimization/oppression, particularly in three of the four analyzed characters. Such representational patterns are further reinforced and intertwined with melodramatic models of female representation that have historically shaped the portrayal of women in Brazilian telenovelas. Based on the analysis of the chosen object, along with the inferences, reflections, and considerations it allows — especially regarding the observed continuities and (few) pattern-breaking representation alternatives — this dissertation seeks to broaden the understanding of Muslim women within the Brazilian context, and to contribute to the expansion of Communication studies on the intersection between gender and Islam in Brazilian media | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Telenovelas - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Muçulmanas | pt_BR |
dc.subject | Mulheres - Identidade | pt_BR |
dc.subject | Representação para televisão | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.title | Ayuni em lágrimas : a representação das mulheres muçulmanas na telenovela brasileira "Órfãos da Terra" (2019) | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |