Sistema educacional em administração : a evolução e os desafios para se avançar globalmente
Resumo
Resumo: Este estudo tem como objetivo avaliar de que maneira as transformações nos currículos dos cursos administração no Brasil e no cenário internacional, têm respondido às demandas emergentes do ambiente global de negócios. Destaca-se o papel estratégico das escolas de negócios na formação de competências profissionais e no enfrentamento de desafios sociais e de sustentabilidade. Como procedimentos metodológicos, a pesquisa adota uma revisão sistemática de literatura (RSL), orientada pleo protocolo SPAR-4-SLR, combinada a uma análise Bibliometria realizada com o sofware VOSviewer. A abordagem híbrida, de base meta-narrativa, permitiu examinar tendências temáticas, avanços teóricos e achados empíricos a partir de 123 artigos extraídos da base Web of Science. Os achados revelam uma crescente convergência internacional em torno da necessidade de adaptação curricular contextualizada, sobretudo em economias emergentes. As metodologias ativas despontam como estratégias pedagógicas eficazes, enquanto a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aos currículos ainda ocorre de forma assimétrica. Identificam-se também tensões relevantes nos processos de cocriação curricular, especialmente quanto ao equilíbrio entre padrões globais e necessidades locais. A principal contribuição do estudo reside na articulação entre entre perspectivas teóricas e evidências empíricas, oferecendo um panorama abrangente das inovações curriculares no ensino de Administração. O trabalho identifica prioridades emergentes, como sustentabilidade, interdisciplinaridade e engajamento de stakeholders, e propõe diretrizes estratégicas para a reformulação de currículos em escolas de negócios ao redor do mundo Abstract: This study aims to assess how the transformations in the curricula of business administration programmes in Brazil and internationally have responded to the emerging demands of the global business environment. It highlights the strategic role of business schools in shaping professional competencies and addressing social and sustainability challenges. As methodological procedures, the research adopts a systematic literature review (SLR) guided by the SPAR-4-SLR protocol, combined with bibliometric analysis using the VOSviewer software. The hybrid approach, grounded in meta-narrative, allowed for the examination of thematic trends, theoretical advancements, and empirical findings from 123 articles extracted from the Web of Science database. The findings reveal an increasing international convergence around the need for contextually adapted curricula, particularly in emerging economies. Active methodologies emerge as effective pedagogical strategies, while the incorporation of the Sustainable Development Goals (SDGs) into curricula remains asymmetrical. Relevant tensions are also identified in the processes of curriculum co-creation, especially concerning the balance between global standards and local needs. The primary contribution of the study lies in the integration of theoretical perspectives and empirical evidence, offering a comprehensive overview of curricular innovations in business education. The paper identifies emerging priorities such as sustainability, interdisciplinarity, and stakeholder engagement, and proposes strategic guidelines for the reformulation of curricula in business schools worldwide
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