A origem do estado em Arthur Schopenhauer
Resumo
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo vislumbrar, por meio da leitura estrutural, a origem do Estado na teoria de Arthur Schopenhauer a partir da uma dupla consideração, com a primazia do contratualismo schopenhaueriano e seu jusnaturalismo da vontade. Para alcançar o objetivo principal da pesquisa, inicialmente se explica os pressupostos fundamentais para a pesquisa schopenhaueriana como o que se entende como vontade cosmológica e sua distinção em relação à manifestação da vontade individual no mundo enquanto representação, a explicação do que se entende como afirmação e negação da vontade nesta pesquisa, assim como a distinção entre egoísmo teórico e egoísmo prático. Em um segundo momento, são exploradas as duas possibilidades da origem do Estado por meio da via histórica e da via hipotética e o consequente contratualismo schopenhaueriano. Então, o texto discute o conceito de direito natural, direitos fundamentais e o direito à propriedade para apresentar as finalidades do Estado enquanto funções contratuais e as formas de governo que executam mais ou menos bem sucedidas estas funções, destacando a defesa da monarquia realizada pelo filósofo. Por fim, discute-se a proposta do pensamento único presente no prefácio de sua obra magna, seus significados e interpretações e como ele se apresenta na esfera política como comunicação (analógica) e como verdade (lógica argumentativa) Abstract: The aim of this dissertation is to glimpse, through a structural reading, the origin of the state in Arthur Schopenhauer's theory based on a double consideration, with the primacy of Schopenhauerian contractualism and his jusnaturalism of the will. In order to achieve the main objective of the research, the fundamental assumptions for Schopenhauerian research are initially explained, such as what is understood as cosmological will and its distinction in relation to the manifestation of individual will in the world as representation, the explanation of what is understood as affirmation and negation of will in this research, as well as the distinction between theoretical egoism and practical egoism. Secondly, the two possibilities for the origin of the state are explored through the historical route and the hypothetical route and the consequent Schopenhauerian contractualism. The text then discusses the concept of natural law, human rights and the right to property in order to present the purposes of the state as contractual functions and the forms of government that perform these functions more or less successfully, highlighting the philosopher's defense of monarchy. Finally, we discuss the proposal for a single thought in the preface to his magnum opus, its meanings and interpretations and how it is presented in the political sphere as communication (analogical) and as truth (argumentative logic)
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