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dc.contributor.advisorPereira, Viviane Camejo, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentávelpt_BR
dc.creatorBrunetto, Franciele Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2025-06-02T18:57:19Z
dc.date.available2025-06-02T18:57:19Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96737
dc.descriptionOrientadora: Profª Dra. Viviane Camejo Pereirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável. Defesa : Matinhos, 20/03/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Desenvolvimento Territorial Sustentávelpt_BR
dc.description.abstractResumo: A pandemia da covid-19 trouxe uma nova realidade para a sociedade, durante este período agricultores familiares em diversas regiões do Brasil, adotaram estratégias digitais para comercialização. A agricultura familiar no Litoral do Paraná exerce um papel significativo ao promover a conexão entre os seres humanos, seu território e a natureza, que é crucial para a conservação ambiental. Além disso, os processos de desenvolvimento neste território têm sido orientados pela lógica do crescimento econômico. Diante deste contexto, a pergunta que sintetizou a problemática de pesquisa foi: Como se deu o processo de digitalização na comercialização de agricultores familiares do litoral paranaense durante a pandemia da covid-19? O objetivo foi compreender como se deu esse processo e como isso se refletiu em um contexto pós-pandemia. Os objetivos específicos foram: I) Analisar as transformações ocorridas no processo de comercialização durante a pandemia ; II) Identificar e analisar as potencialidades e dificuldades encontradas na inserção desses agricultores nos mercados alimentares digitalizados durante a pandemia; III) Compreender como tem se dado a continuidade destes processos no contexto pós-pandemia. Foi realizada revisão de literatura sobre o tema dos mercados alimentares digitais, e o referencial teórico abrangeu a Agricultura Familiar, os circuitos curtos de comercialização e os mercados digitais. A metodologia utilizada foi a qualitativa e exploratória, com trabalho de campo, ocorrendo entrevistas com 17 pessoas ( agricultores familiares, extensionistas rurais e universitários). Para a seleção dos entrevistados utilizou-se a amostragem por bola de neve e foram estabelecidos critérios para inclusão dos agricultores e extensionistas na amostra. Os resultados foram organizados em quadros e tabelas, sendo analisados através da análise de conteúdo. A pesquisa revelou uma mobilização para a inserção em circuitos curtos de comercialização digital durante a pandemia, embora os participantes enfrentaram desafios relacionados à infraestrutura e familiaridade com os meios digitais. Os mais jovens em algumas unidades tiveram um papel importante, e em sua maioria a comercialização digital ocorreu por meio do aplicativo WhatsApp e a continuidade do uso dos meios digitais tiveram desafios, como a preferência dos consumidores e agricultores por formas presenciais de comercialização. Como potencialidades destaca-se a contribuição da comercialização pelos agricultores familiares para a sustentabilidade no desenvolvimento. Observou-se a relação dos mercados digitais e físicos com a produção orgânica e agroecológica, o que tem sido um movimento crescente no litoral paranaense. Espera-se que os resultados contribuam para a ampliação dos estudos sobre mercados alimentares digitais e auxiliem na compreensão da necessidade de formulação de políticas públicas que fortaleçam a comercialização digital provendo estruturas adequadas, promovendo renda e tornando a vida rural no Litoral do Paraná mais atrativa e sustentávelpt_BR
dc.description.abstractAbstract: The COVID-19 pandemic brought a new reality to society. During this period, family farmers in various regions of Brazil adopted digital strategies for marketing. Family agriculture in the Paraná Coast plays a significant role in fostering the connection between humans, their territory, and nature, which is crucial for environmental conservation. Additionally, development processes in this territory have been guided by the logic of economic growth. In this context, the research problem was summarized by the question: How did the digitalization process in the marketing of family farmers in the Paraná coast occur during the COVID-19 pandemic? The aim was to understand how this process unfolded and how it reflected in a post-pandemic context. The specific objectives were: I) To analyze the transformations that took place in the marketing process during the pandemic; II) To identify and analyze the potentials and challenges faced by these farmers in integrating into digitalized food markets during the pandemic; III) To understand how the continuation of these processes has been occurring in the post-pandemic context. A literature review was conducted on the topic of digital food markets, and the theoretical framework included Family Farming, short marketing circuits, and digital markets. The methodology used was qualitative and exploratory, involving fieldwork with interviews conducted with 17 participants (family farmers, rural extension agents, and university students). For the selection of interviewees, snowball sampling was used, and criteria were established for the inclusion of farmers and extension agents in the sample. The results were organized into charts and tables and analyzed through content analysis. The research revealed a mobilization towards participation in short digital marketing circuits during the pandemic, although participants faced challenges related to infrastructure and familiarity with digital means. Younger individuals in some units played an important role, and, overall, digital marketing primarily occurred through the WhatsApp application. The continuation of digital media use faced challenges such as consumer and farmer preferences for face-to-face marketing methods. Among the potentials, the contribution of family farmers' marketing to sustainability in development stands out. It was observed that digital and physical markets are related to organic and agroecological production, which has been a growing movement in the Paraná coast. It is hoped that the results will contribute to expanding studies on digital food markets and assist in understanding the need for public policies that strengthen digital marketing by providing adequate infrastructure, promoting income, and making rural life in the Paraná coast more attractive and sustainablept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAgricultura familiar - Paranápt_BR
dc.subjectAlimentação dos trabalhadorespt_BR
dc.subjectCOVID-19, Pandemia de, 2020-2023pt_BR
dc.subjectCiências Ambientaispt_BR
dc.titleOs mercados alimentares digitais a partir do contexto da pandemia da Covid-19 : compreensão da realidade dos agricultores familiares do litoral do Paranápt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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