dc.contributor.advisor | Gonçalves, Nadia Gaiofatto, 1971- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História | pt_BR |
dc.creator | Lima, Luiz Paulo Bento de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-02T18:19:18Z | |
dc.date.available | 2025-06-02T18:19:18Z | |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/96733 | |
dc.description | Orientadora: Prof.a Dr.a Nadia Gaiofatto Gonçalves | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de História. Defesa : Curitiba, 27/03/2025 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho apresenta uma sequência didática sobre História Local, utilizando o munícipio de Fazenda Rio Grande como guia, ao longo de sua formação e emancipação. O município tem um desenvolvimento muito rápido e recente, em consonância com o processo de industrialização da capital e da criação da Cidade Industrial de Curitiba. É um lugar de migração muito recente, com uma identidade dinâmica e pouco trabalhada, motivo pelo qual esta dissertação é produzida. Visando contribuir para a abordagem em História Local foi elaborada uma sequência didática na qual estão presentes fontes sobre a história de Fazenda Rio Grande, focando mais na primeira década após a sua emancipação em 1990. A presente dissertação foi dividida em três momentos: no primeiro capítulo foram discutidos aspectos sobre História local, ensino de História, memória, identidade e consciência histórica. No segundo capítulo foi trabalhada a história de Fazenda Rio Grande, passando mais brevemente pelos períodos mais antíguos e focando mais do século XX em diante. No terceiro capítulo se apresenta a sequência didática, focando na utilização em sala de aula, abordando temas como a identidade e a consciência histórica, dos estudantes | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This work presents a didactic sequence on Local History, using the municipality of Fazenda Rio Grande as the object of research, throughout its formation and emancipation. The municipality has a very rapid and recent development, evolving in the wake of the industrialization process of the capital and the creation of the Industrial City of Curitiba. It is a place of very recent migration, with a very dynamic and underexplored identity, which is why this dissertation is produced. Aiming to contribute to the approach in Local History, a didactic sequence was developed that includes sources about the history of Fazenda Rio Grande, focusing more on the first decade after its emancipation in 1990. This dissertation is divided into three parts: the first chapter discusses aspects of local history, history teaching, memory, identity, and historical consciousness. The second chapter addresses the history of Fazenda Rio Grande, briefly covering the older periods and focusing more on the 20th century onwards. The third chapter presents the didactic sequence, focusing on its use in the classroom | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Historia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | História local | pt_BR |
dc.subject | Fazenda Rio Grande (PR) - História | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.title | História de Fazenda Rio Grande/PR : sequência didática para o ensino de história local | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |