O que você quer ouvir? : uma análise do papel da crítica musical diante do algoritmo curador do Spotify
Resumo
Resumo: A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo a análise de como os Sistemas de Recomendação (SRs) movidos por algoritmos de plataformas de streaming de música, como o Spotify, mudaram o papel do jornalismo especializado em música e da crítica musical ao longo da última década. Parte-se do pressuposto de que, historicamente, o crítico musical na imprensa foi um dos atores envolvidos no processo de curadoria da produção da indústria fonográfica e, utilizando o termo proposto por Shuker (2016), um gatekeeper do gosto, possivelmente substituído nos dias de hoje pelos gatekeepers algorítmicos dos aplicativos em um cenário de web plataformizada. Para analisar o cenário e buscar possíveis caminhos para a permanência da crítica musical como um produto de relevância histórica para o jornalismo cultural no Brasil e no mundo, a pesquisa inicia com uma revisão teórica baseada em dois grandes temas: jornalismo cultural e plataformização da indústria cultural. Com isso, a abordagem engloba a jornada da crítica musical até os dias de hoje e os movimentos da indústria fonográfica que culminaram na revolução das plataformas de streaming. De forma prática, o problema foi abordado por meio de duas metodologias, uma quantitativa e outra qualitativa. Inicialmente, uma survey online realizada com 205 usuários de aplicativos de streaming de música, que indicou ainda a presença de espaço de interesse para o consumo de crítica musical — tanto como pós-consumo como para fins de curadoria. Para olhar o lado da produção de críticas, foram entrevistados três profissionais que atuam com jornalismo musical em veículos de imprensa especializada no Brasil, com as respostas sendo alvo de Análise de Conteúdo. Ao cruzar teorias, resultados da survey e respostas das entrevistas, foi possível apontar transformações em formato e modelo de críticas musicais e o espaço para dois caminhos de futuro para a prática, um de pós-consumo baseado na reflexão a partir de obras que o público já consumiu, e outro de uma curadoria complementar à realizada pelos SRs Abstract: The research presented here aims to analyze how Recommendation Systems (RSs) driven by algorithms from music streaming platforms, such as Spotify, have changed the role of music journalism and music criticism over the last decade. It is assumed that, historically, the music critic in the press was one of the actors involved in the process of curating the production of the music industry and, using the term proposed by Shuker (2016), a ‘gatekeeper of taste’, possibly replaced today by the algorithmic gatekeepers of applications in a platformized web scenario. To analyze the scenario and seek possible paths for the permanence of music criticism as a product of historical relevance for cultural journalism in Brazil and worldwide, the research begins with a theoretical review based on two major themes: cultural journalism and the platformization of the cultural industry. Thus, the approach encompasses the journey of music criticism to the present day and the movements of the music industry that culminated in the revolution of streaming platforms. In practical terms, the problem was approached using two methodologies, one quantitative and the other qualitative. Initially, an online survey was conducted with 205 users of music streaming apps, which also indicated the existence of a space of interest for the consumption of music criticism — both as post-consumption and for curation purposes. To look at the production side of criticism, three professionals who work with music journalism in specialized media outlets in Brazil were interviewed, and their responses were subjected to Content Analysis. By crossing theories, survey results, and interview responses, it was possible to point out transformations in the format and model of music criticism and the space for two future paths for the practice, one of post-consumption based on reflection from works that the public has already consumed, and the other of curation complementary to that carried out by RSs
Collections
- Dissertações [171]