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dc.contributor.advisorPanke, Luciana, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.creatorJoay, Ellenpt_BR
dc.date.accessioned2025-06-02T18:04:29Z
dc.date.available2025-06-02T18:04:29Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96728
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Luciana Pankept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa : Curitiba, 17/03/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo tem como objetivo entender como se dá a projeção da imagem pública das ministras do governo federal em suas contas oficiais no Instagram durante os primeiros 100 dias de gestão. A escolha desse período se deve ao fato de ser tradicionalmente considerado um marco na administração pública, especialmente para prestar contas dos novos projetos e ações realizados em uma nova presidência. Para isso, utilizaremos, primordialmente, autores como Maria Helena Weber (2009), Patrick Charaudeau (2013), Gerda Lerner (2019), Silvia Federici (2010), Javier Galícia (2018), Luciana Panke (2016) e Flávia Biroli (2018) com o propósito de compreender os desdobramentos existentes na comunicação governamental e na imagem pública com perspectiva de gênero. Assim, para analisar a projeção de imagem pública das ministras do governo Lula em 2023, adotamos a Análise de Conteúdo de Bardin (1977), aliada à categorização de tipologias de campanha feminina proposta por Luciana Panke (2016), que estabelece três formas de construção de imagem em mulheres candidatas: as Guerreiras, as Maternais e as Profissionais (Panke, 2021)pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aims to understand how the public image of female ministers in the federal government is projected through their official Instagram accounts during the first 100 days of their administration. The choice of this period is due to the fact that it is traditionally considered a milestone in public administration, particularly for reporting on new projects and actions undertaken during a new presidency. To this end, we will primarily draw on authors such as Maria Helena Weber (2009), Patrick Charaudeau (2013), Gerda Lerner (2019), Silvia Federici (2010), Javier Galícia (2018), Luciana Panke (2016), and Flávia Biroli (2018) to understand the dynamics of governmental communication and public image from a gender perspective. Thus, to analyze the projection of the public image of the ministers in Lula's government in 2023, we adopt Bardin's Content Analysis (1977), combined with the categorization of female campaign typologies proposed by Luciana Panke (2016), which establishes three forms of image construction for female candidates: the Warriors, the Maternals, and the Professionals (Panke, 2021)pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComunicação na políticapt_BR
dc.subjectImagem públicapt_BR
dc.subjectPolítica de comunicaçãopt_BR
dc.subjectMulheres - Atividades políticaspt_BR
dc.subjectMinistros de Estado - Brasilpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleA projeção de imagem pública das ministras do governo federal brasileiro em 2023pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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