Projeto agroflorestal José Lutzenberger : um estudo de caso de reforma agrária de baixo para cima
Resumo
Resumo: Esta pesquisa procura analisar a trajetória da comunidade agroflorestal José Lutzenberger, no litoral do Paraná, de uma ocupação a premiado projeto de assentamento sustentado pelos princípios da agroecologia. Partimos do contexto histórico da região do litoral, território de populações tradicionais, desconsideradas como sujeitos do desenvolvimento, das políticas públicas e das perspectivas de preservação. Nesse cenário, exploramos como a parceria entre a academia e a comunidade vem auxiliando através de práticas interdisciplinares, pesquisa-ação-participativa, projetos de pesquisa e extensão, como as instituições de ensino aparecem como objeto de análise enquanto mediadores sociais. Trazemos um panorama sobre o processo de reintegração de posse através de uma ação judicial e, a partir de análises de documentos, acompanhamento das audiências, entrevistas, observação e assessoria ao MST, pontuamos os entraves e elementos que mostram o notório reconhecimento na recuperação ambiental, agricultura/produção agroecológica e um exemplo de reforma agrária popular aliada à conservação do meio ambiente. Discutimos como este caso se expressa com os casos de assentamentos ambientalmente diferenciados em meio aos debates sobre como as instituições são tensionadas com os debates acerca de projetos que agregam reforma agrária e meio ambiente. Abstract: This research seeks to analyze the trajectory of the agroforestry Community José Lutzenberger, on the coast of Paraná, from an occupation to an award-winning settlement project supported by the principles of agroecology. We start from the historical context of the coastal region, territory of traditional populations, disregarded as subjects of development, public policies and preservation perspectives. In this scenario, we explore how the partnership between academia and the community has been helping through interdisciplinary practices, participatory action research, research and extension projects, as educational institutions appear as an object of analysis as social mediators. We bring an overview of the process of repossession through a lawsuit and, from analysis of documents, monitoring of hearings, interviews, observation and advice to the MST, we point out the obstacles and elements that show the notorious recognition in environmental recovery, agriculture/agroecological production and an example of popular agrarian reform combined with environmental conservation. We discuss how this case is expressed with the cases of environmentally differentiated settlements in the midst of debates about how institutions are tensioned with debates about projects that combine agrarian reform and the environment.
Collections
- Dissertações [79]