Aulas práticas e contextualizadas para a superação da impercepção botânica
Resumo
Resumo : Em um mundo cada vez mais urbanizado as pessoas têm perdido o contato com a natureza, nesse contexto, as plantas chegam às pessoas pelos supermercados, na forma de produtos, e muitas vezes nem é percebido que naqueles produtos há um ser vivo. Esse afastamento dos ambientes naturais, associados a deficiência do ensino de botânica na Educação Básica gera uma condição denominada: "Impercepção botânica", que é a incapacidade de perceber as plantas como seres vivos no ambiente. O objetivo desse trabalho foi analisar como a utilização de aulas práticas pode ser uma aliada na superação da impercepção botânica no Ensino Fundamental. Para isso, foi elaborada uma sequência didática de seis aulas com o conteúdo das Angiospermas que incluía a utilização de flores, frutos e sementes. No final da sequência didática foram fornecidos aos alunos frutos de espécies que podem ser encontradas em suas vidas cotidianas, junto com textos bases para responder algumas questões em um trabalho avaliativo, e posteriormente os alunos fizeram uma breve apresentação do material aos demais alunos da turma. Durante toda a sequência didática foi possível perceber um interesse dos alunos em aprender botânica, por meio de discussões geradas por eles, principalmente sobre os materiais que eles estavam observando em aulas práticas, o que mostrou a potencialidade da sequência didática em promover a percepção das plantas, o interesse botânico e compreensões acerca da estética botânica, ainda desafiadora. Entretanto apenas uma sequência didática de seis aulas não é suficiente para superar completamente a impercepção botânica, é importante que as plantas continuem sendo lembradas sempre que possível nas aulas de ciências e biologia, visto que constituem parte importante dos ambientes naturais e ter conhecimento sobre as plantas é essencial para a preservação do meio ambiente. Abstract : In an increasingly urbanized world, people have been losing contact with nature. In this context, plants reach people through supermarkets, in the form of products, and often they do not even realize that there is a living being in those products. This distance from natural environments, combined with the deficiency in the teaching of botany in basic education, creates a condition known as " plant awareness disparity ", which is the inability to perceive plants as living beings in the environment. The objective of this work was to analyze how the use of practical classes can be an ally in overcoming botanical imperception in elementary education. To this end, a didactic sequence of six classes was developed with the content of Angiosperms, which included the use of flowers, fruits and seeds. At the end of the teaching sequence, students received fruits of species that can be found in their daily lives, as well as basic texts to answer some questions in an assessment task. Afterwards, the students gave a brief presentation of the material to the rest of the class. Throughout the teaching sequence, it was possible to notice the students' interest in learning botany through discussions generated by them, mainly about the materials observed in the practical classes, which demonstrated the potential of the teaching sequence to promote the perception of plants, botanical interest and understanding of botanical aesthetics, which continues to be challenging. However, a teaching sequence of six classes alone is not enough to completely overcome plant awareness disparity. It is important that plants continue to be remembered whenever possible in science and biology classes, as they constitute an important part of natural environments, and knowledge about plants is essential for environmental preservation.
Collections
- Licenciatura [86]