Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRiechi, Tatiana Izabele Jaworski de Sá, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherScaduto, Alessandro Antonio, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.creatorGusso, Rebecca Nobrega Ribaspt_BR
dc.date.accessioned2025-07-08T10:57:24Z
dc.date.available2025-07-08T10:57:24Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96696
dc.descriptionOrientador: Prof(a). Dr(a). Tatiana Izabele Jaworski de Sá Riechipt_BR
dc.descriptionCoorientador(a): Prof(a). Dr(a). Alessandro Antonio Scaduto.pt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa : Curitiba, 31/01/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 66-71pt_BR
dc.description.abstractResumo: A precocidade intelectual caracteriza-se pelo desenvolvimento de habilidades e inteligência antes do esperado para a idade. Pode-se perceber desenvolvimento intelectual precoce desde os primeiros anos de vida da criança, através dos marcos de desenvolvimento neuropsicomotor, facilidades em aquisição da linguagem, relacionar-se com outros, destreza motora, maturidade, criatividade e desempenho superior ao de seus pares de mesma idade em determinadas áreas. A criança com desenvolvimento precoce em determinadas áreas pode tanto vir a se equiparar com seus pares quanto apresentar Altas Habilidades ou Superdotação quando mais velha. Independente de uma identificação de inteligência superior no futuro, a população com precocidade intelectual apresenta necessidades educacionais especiais, contudo tal população apresenta-se subidentificada, por conta disso suas demandas são pouco supridas ou negligenciadas. Isto posto, o presente estudo propôs desenvolver um instrumento de rastreio de desenvolvimento intelectual precoce voltado para pais/responsáveis, visando auxiliar na identificação de tal população. O instrumento proposto foi chamado de Inventário Parental de Precocidade Intelectual (IPPI). O IPPI apresentou, em sua versão final 86 itens, respondidos em escala Likert, com afirmações que descrevem comportamentos e marcos de desenvolvimento precoces. Para testar a administração do instrumento, participaram 60 pais/responsáveis de crianças entre 29 e 77 meses de idade (M=53,1, DP=11,9). Os pais/responsáveis participantes passaram por anamnese e responderam ao IPPI e seus filhos foram avaliados através do Teste DENVER-II. Das crianças participantes, 25 apresentavam características de desenvolvimento intelectual precoce, 18 desenvolvimento adequado e 17 algum atraso no desenvolvimento. As crianças com precocidade intelectual apresentaram pontuação média superior a das demais (M(DP) = 112(22,6); M(DP) = 82,4(27,2), respectivamente). Os resultados do IPPI apresentaram alta correlação com a avaliação das crianças (r = 0,525) e com a observação clínica realizada (r = 0,601). O instrumento apresentou consistência interna considerada muito boa (a de Cronbach = 0,938). A análise através das Curvas ROC demonstrou que o instrumento é eficiente em diferenciar indivíduos com e sem precocidade intelectual (área sob a curva [aera under the curve (AUC) = 0,818). A Análise de Variância (ANOVA) realizada evidenciou que o IPPI é um instrumento sensível para diferenciar atraso global e risco de atraso no desenvolvimento da precocidade intelectual (F(2) = 15,9; p <0,001) e sensível para diferenciar crianças com precocidade intelectual da população geral (F(2) = 10,4; p <0,001). Concluiu-se que o IPPI se apresentou como um bom instrumento discriminativo do nível de desenvolvimento e apto a identificar o desenvolvimento intelectual precoce.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Intellectual precocity is characterized by the development of skills and intelligence earlier than the expected for one's age. Early intellectual development can be noticed from the first years of the child's life, through neuropsychomotor development milestones, effortless language acquisition, motor dexterity, maturity, creativity and outperform same age children. Children with precocious development in some areas can either come to match their peers or present High Abilities or Giftedness when older. Regardless of a further identification of superior intelligence, the intellectual precocity population has special educational needs. However, as this population is underidentified, their demands remain poorly met or neglected. That being said, the present study aimed to develop an instrument for screening early intellectual development for parents/guardians, intending to help identify this population. The proposed instrument was called Parental Intellectual Precocity Inventory (IPPI). The IPPI presented, in its final version, 86 items, answered on a Likert scale, with statements that describe behaviors and early development milestones. To assess the administration of the instrument, 60 parents/guardians of children aged between 29 and 77 months (M=53.1, SD=11.9) participated. Participating parents/guardians responded an anamnesis and the IPPI. Concurrently, their children were evaluated using the DENVER-II Test. From the participating children, 25 showed characteristics of early intellectual development, 18 showed adequate development and 17 showed some kind of developmental delay. Children with intellectual precocity had a mean score higher than the others (M(SD) = 112(22.6); M(SD) = 82.4(27.2), respectively). The IPPI results showed a high correlation with the children's evaluation (r = 0.525) and with the clinical observation performed (r = 0.601). The instrument presented internal consistency considered very good (Cronbach's a = 0.938). Analysis using ROC curves showed that the instrument is efficient in differentiating individuals with and without intellectual precocity (area under the curve (AUC) = 0.818). The Analysis of Variance (ANOVA) performed showed that the IPPI is a sensitive instrument to discriminate global development delay and risk of delay from intellectual precocity (F(2) = 15,9; p <0,001) and sensitive to discriminate children with intellectual precocity from the general population (F(2) = 10,4; p <0,001). In conclusion, the IPPI presented itself as a good discriminator instrument of developmental level and able to identify the precocious intellectual development.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimento - Testespt_BR
dc.subjectNíveis de inteligenciapt_BR
dc.subjectNeuropsicologia pediatricapt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.titleInventário parental para rastreio de marcos de precocidade intelectualpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples