• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Palotina)
    • Bacharelado
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Palotina)
    • Bacharelado
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Desmistificando os quirópteros : a importância da educação ambiental na conservação e valorização dos morcegos

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R-G-LEONARDO JOSE GIACOMINI.pdf (1.859Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Giacomini, Leonardo José
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A etnozoologia é a ciência que estuda os saberes populares, os mitos transmitidos através das gerações e ocupa-se em levar a informação correta a fim de que se evite a propagação de falsos conceitos. O presente trabalho referiu-se a uma pesquisa conduzida na Escola Municipal Terezinha Giron Agustini, no município de Palotina - PR, com alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental, e teve como objetivo investigar os conhecimentos desses estudantes acerca dos morcegos, além de promover a Educação Ambiental, sendo um fundamento essencial para a construção de uma sociedade sustentável e para a conservação desses animais. O estudo buscou desmistificar mitos e preconceitos relacionados aos morcegos, frequentemente associados a ideias negativas e inverídicas. Por meio de atividades interativas, como rodas de conversa, apresentação de slides contendo curiosidades e imagens e o uso de materiais didáticos da coleção de zoologia da UFPR, com o intuíto de uma transformação social na comunidade para promover uma interação participativa entre pesquisador e os envolvidos, destacando seu caráter engajado e dinâmico, com o objetivo de desmistificar mitos sobre morcegos por meio de atividades interativas. Para ampliar a compreensão sobre a relevância ecológica desses mamíferos, incluindo seu papel na polinização, dispersão de sementes e controle de populações de insetos. Os encontros com os alunos foram organizados em etapas que incluíram momentos de expressão livre, questionários pré debates, observação prática de espécimes e questionários pós atividades. A metodologia adotada promoveu engajamento e curiosidade por parte dos participantes. As respostas demonstraram uma evolução no entendimento da importância ecológica dos morcegos e na desconstrução de preconceitos, ressaltando a eficácia da Educação Ambiental em envolver a sociedade, no processo de sensibilização para a conservação da biodiversidade, além de fomentar o pensamento crítico e atitudes mais positivas em relação ao meio ambiente e à vida selvagem
     
    Abstract : Ethnozoology is the science that studies popular knowledge and myths transmitted through generations, aiming to provide accurate information to prevent the spread of misconceptions. This study was conducted at Terezinha Giron Agustini Municipal School in Palotina, Paraná, with 4th and 5th-grade elementary school students. The primary objective was to investigate students' knowledge about bats while promoting Environmental Education, a fundamental pillar for building a sustainable society and conserving these animals. The study aimed to debunk myths and prejudices commonly associated with bats, which are often linked to negative and inaccurate perceptions. Through interactive activities, including discussion circles, slide presentations featuring curiosities and images, and educational materials from the zoological collection of UFPR, the project sought to foster social transformation within the community. It emphasized participatory engagement between researchers and participants, highlighting its dynamic and involved nature to enhance understanding of the ecological importance of bats, such as their roles in pollination, seed dispersal, and insect population control. The sessions with students were organized into stages that included moments of free expression, pre-discussion questionnaires, practical observation of specimens, and post-activity questionnaires. The adopted methodology promoted participant engagement and curiosity. The responses revealed an evolution in the understanding of bats' ecological importance and the deconstruction of prejudices, underscoring the effectiveness of Environmental Education in raising awareness about biodiversity conservation, fostering critical thinking, and encouraging positive attitudes toward the environment and wildlife
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96692
    Collections
    • Bacharelado [58]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV