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dc.contributor.advisorRagnini, Elaine Cristina Schmitt, 1977-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.creatorSlobodzian, Flávio Miguelpt_BR
dc.date.accessioned2025-05-21T17:51:03Z
dc.date.available2025-05-21T17:51:03Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96630
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Elaine Cristina Schmitt Ragninipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa : Curitiba, 31/03/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Psicologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente dissertação investiga o mal-estar vivenciado por estudantes de pós-graduação sob uma perspectiva psicanalítica, tendo como eixo central o conceito de Ideal do Eu em Freud e Lacan. Para tratar do tema partimos da experiência vinda do atendimento clínico realizado no âmbito do Centro de Atenção à Saúde da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ambulatório de saúde mental que atende a comunidade universitária. O conceito Ideal do Eu, juntamente com o Supereu, está diretamente relacionado ao sentimento de culpa e de inferioridade na teoria psicanalítica, o que o torna fundamental para compreender o fenômeno da autocobrança exarcebada, frequentemente observado na clínica com estudantes de pós-graduação. Esse conceito também apresenta uma relevante dimensão social, que possibilita articular o sofrimento desses estudantes à racionalidade neoliberal, marcada pela ênfase na produtividade e no desempenho. Como estratégia de pesquisa, inicialmente foi realizada uma ampla revisão do conceito de Ideal do Eu nas obras de Freud e Lacan. Em seguida, abordamos dois casos clínicos que permitiram dar maior materialidade às questões relacionadas ao mal-estar vivenciado por esses estudantes. Por fim, discutem-se os limites e as potencialidades da prática psicanalítica no atendimento a alunos de pós-graduação, evidenciando caminhos possíveis para enfrentar o sofrimento nesse contextopt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation investigates the malaise experienced by graduate students from a psychoanalytic perspective, focusing on the concept of the Ego Ideal in the works of Freud and Lacan. To address this topic, we draw on the clinical experience gained at the Health Care Center of the Federal University of Paraná (UFPR), a mental health outpatient clinic serving the university community. The concept of the Ego Ideal, together with the Superego, is directly linked to feelings of guilt and inferiority in psychoanalytic theory, making it essential for understanding the phenomenon of excessive self-criticism frequently observed in graduate student clinical work. This concept also has a significant social dimension, enabling a connection between these students’ suffering and neoliberal rationality, characterized by an emphasis on productivity and performance. As a research strategy, we began with a comprehensive review of the Ego Ideal in Freud’s and Lacan’s writings. We then presented two clinical cases that lend greater concrete substance to the issues surrounding the malaise experienced by these students. Finally, we discuss the limits and potentialities of psychoanalytic practice in working with graduate students, highlighting possible ways of addressing their distress in this contextpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectEstudantes de pós-graduaçãopt_BR
dc.subjectSelf (Psicologia)pt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.titleO mal-estar na pós-graduação : o ideal do eu e a clínica psicanalítica com estudantes de mestrado e doutoradopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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