Uso do aplicativo Joia® de saúde : percepções do paciente antes e depois das consultas de acompanhamento clínico
Resumo
Resumo: Proposta: Desenvolver e validar um aplicativo de Assistência Pessoal de Saúde, focado na medicina centrada no paciente e no acompanhamento clínico de pacientes urológicos. Métodos: A pesquisa foi de caráter observacional e analítico, com abordagem de coorte para pacientes, conduzida no ambulatório de Urologia do Hospital CHC-UFPR. A amostra incluiu homens com mais de 50 anos e sintomas urinários do trato inferior (LUTS), contactados por telefone para participação. A análise dos dados foi realizada com o software R, usando o teste de Wilcoxon para amostras pareadas e o teste de McNemar para comparar proporções antes e depois da consulta. Resultados: Dos 711 contatos realizados, 100 participantes, com idade média de 68 anos, completaram a pesquisa. Todos os participantes avaliaram positivamente o método de preparação para a consulta e expressaram interesse em entender melhor sua saúde e participar das decisões relacionadas a ela. A comparação pré e pós-consulta revelou melhorias na consciência e na satisfação com relação à saúde. Após o uso do aplicativo, 100% dos pacientes relataram que não esqueceram de fornecer informações importantes, e 92,3% indicaram que utilizariam o aplicativo novamente em futuras consultas. Conclusões: O aplicativo ajudou os pacientes a organizar e relatar as informações necessárias. Ele proporcionou aos pacientes controle sobre seus dados de saúde, otimizou o acompanhamento clínico pelo profissional e promoveu uma maior interação entre médico e paciente, além de aumentar a autoconsciência sobre a saúde Abstract: Proposal: Develop and validate a Personal Health Assistance app, focusing on patient-centered medicine and clinical follow-up for urological patients. Methods: The research was observational and analytical, with a cohort approach for patients, conducted at the Urology outpatient clinic of the CHC-UFPR Hospital. The sample included men over 50 years old with lower urinary tract symptoms (LUTS), who were contacted by phone for participation. Data analysis was performed using R software, applying the Wilcoxon test for paired samples and the McNemar test to compare proportions before and after the consultation. Results: Of the 711 contacts made, 100 participants, with an average age of 68 years, completed the study. All participants rated the preparation method positively and expressed interest in better understanding their health and participating in related decisions. The pre- and post consultation comparison showed improvements in health awareness and satisfaction. After using the app, 100% of patients reported not forgetting to provide important information, and 92.3% indicated they would use the app again for future consultations. Conclusions: The app assisted patients in organizing and reporting necessary information. It provided patients with control over their health data, optimized clinical follow-up by professionals, and enhanced interaction between doctor and patient, in addition to increasing self-awareness about health
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