dc.contributor.advisor | Venturi, Tiago | pt_BR |
dc.contributor.other | Bartelmebs, Roberta Chiesa, 1987- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas | pt_BR |
dc.creator | Martins, Victoria Emilia Gomes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-19T17:20:08Z | |
dc.date.available | 2025-05-19T17:20:08Z | |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/96576 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Tiago Venturi | pt_BR |
dc.description | Coorientador(a): Prof(a). Dr(a). Roberta Chiesa Bartelmebs | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas. Defesa : Palotina, 27/02/2025 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar as percepções de licenciandos do curso de Ciências Exatas da UFPR, do Setor Palotina, sobre as contribuições do curso para a promoção da Alfabetização Científica (AC) e Alfabetização Midiática (AM), com foco em uma formação voltada para a prática e justiça social. A revisão teórica inicial abordou a relevância da AC na formação de cidadãos críticos e reflexivos, capazes de tomar decisões informadas, e destacou a AM como uma abordagem importante para lidar com a abundância de informações e a desinformação. Uma articulação fundamental para formação inicial de professores. Em seguida, uma revisão sistemática da literatura mapeou o estado do conhecimento sobre AC e AM na formação inicial de professores, identificando lacunas e práticas que podem ser incorporadas aos currículos, entretanto, articulações teóricas e práticas entre AC e AM não foram localizadas, constituindo-se um desafio posto ao campo da Educação em Ciências, discutido ao longo deste trabalho. Posteriormente, a pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, analisando os dados por meio de entrevistas semiestruturadas com base na análise textual discursiva. Foram reveladas três categorias finais como resultados das análises, quais sejam: Redes Sociais e Sites Digitais: Identificação de Potencialidades e Riscos, que destacam as redes sociais como ferramentas para o acesso à informação, mas também como ambientes que demandam competências críticas para lidar com a disseminação de notícias falsas; Contribuições da Formação Acadêmica para o Desenvolvimento de Habilidades de Análise Crítica e Investigativa, que evidenciam o papel da formação inicial no desenvolvimento de competências investigativas e na articulação entre teoria e prática; e Os Desafios do Enfrentamento e Combate à Desinformação, que ressaltam a importância de práticas pedagógicas baseadas na divulgação científica para promover debates críticos e enfrentar os desafios impostos pelos contextos sociais e digitais. Os resultados revelaram avanços, como o uso pedagógico das redes sociais para promover debates críticos e conectar conteúdos científicos às realidades escolares, e fragilidades, como a ausência de práticas sistemáticas para validação de informações e desafios socioculturais em ambientes sociais e familiares. Ao final, considera-se que a integração de AC e AM na formação inicial tem um potencial transformador ao preparar professores para lidar com os desafios de uma sociedade tecnológica, digital e promover uma educação científica mais crítica, ética e participativa | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This research aimed to investigate the perceptions of undergraduate students in the Exact Sciences Teaching Program at UFPR, Palotina Campus, regarding the course’s contributions to the promotion of Scientific Literacy (SL) and Media Literacy (ML), with a focus on practice-oriented training and social justice. The initial theoretical review addressed the relevance of SL in the education of critical and reflective citizens capable of making informed decisions, and highlighted ML as an important approach for dealing with the abundance of information and misinformation, which is considered an essential aspect of initial teacher education. Subsequently, a systematic literature review mapped the state of knowledge on SL and ML in initial teacher education, identifying gaps and practices that can be incorporated into curricula. However, theoretical and practical connections between SL and ML were not found, representing a challenge to the field of Science Education, which is discussed throughout this study. The research then adopted a qualitative approach, analyzing data through semi structured interviews based on discursive textual analysis. Three final categories emerged as results of the analysis: Social Media and Digital Sites: Identifying Potentialities and Risks, which highlight social networks as tools for accessing information but also as environments that require critical skills to handle the spread of fake news; Contributions of Academic Training to the Development of Critical and Investigative Analysis Skills, which demonstrate the role of initial teacher education in fostering investigative competencies and bridging theory and practice; and Challenges in Addressing and Combating Misinformation, which emphasize the importance of pedagogical practices based on scientific communication to foster critical debates and confront the challenges posed by social and digital contexts. The results revealed both advances, such as the pedagogical use of social networks to promote critical debates and connect scientific content to school realities, and shortcomings, such as the lack of systematic practices for validating information and sociocultural challenges in social and family environments. In conclusion, the integration of SL and ML in initial teacher education is seen as having transformative potential by preparing teachers to address the challenges of a technological and digital society and by promoting a more critical, ethical, and participatory science education | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Educação midiática | pt_BR |
dc.subject | Letramento informacional | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.title | Alfabetização científica e alfabetização midiática : contribuições formativas do curso de Licenciatura em Ciências Exatas sob a percepção discente | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |