Dos gestos da revolta : um percurso através de Foucault
Resumo
Resumo: Esta investigação tem por objetivo mostrar certos pontos de inflexão na trajetória intelectual de Michel Foucault (1926-1984), tendo por eixo interpretativo as noções de "resistência" e "subjetividade", assim como seu entrelaçamento na figura do "sujeito de resistência". Estas noções nos servem, ao mesmo tempo, como instrumentos interpretativos para compreender o funcionamento da "analítica do poder" foucaultiana, elaborada a partir do "período genealógico" (década de 1970), e sobretudo para interrogar as relações de implicação entre certos tipos de resistência e certas formas de subjetividade. Esta interrogação poderia se colocar nos seguintes termos: de que modo a formação de um sujeito, sendo considerada a partir de mecanismos de poder exteriores ou a partir do próprio sujeito em sua reflexividade, implica certos modos de resistência? Para responder a este questionamento, faremos um percurso através de Foucault, tendo por recorte seu período genealógico, dividido em dois momentos (primeiro - 1970-75; e segundo - 1976-79), e seu assim chamado "período ético" (1980-84). Tentaremos mostrar como o sujeito de resistência aparece de diferentes maneiras nestes diferentes períodos, havendo uma inflexão teórica maior operada a partir do segundo momento genealógico, quando Foucault introduz o problema da história do sujeito de desejo, com sua História da sexualidade I: A vontade de saber (1976), e uma nova compreensão do poder entendido doravante em termos de "governamentalidade" com o curso Segurança, território, população (1978). Trata-se também da passagem em que o "sujeito assujeitado" do primeiro momento genealógico se torna, enquanto nova figura do sujeito de resistência, um "sujeito subjetivante" marcado pelo trabalho ético de si sobre si. Ainda objetivamos, com esta dissertação, utilizar o instrumental teórico foucaultiano - por sugestão do próprio Foucault - para uma análise voltada à contemporaneidade, em especial à constituição do sujeito negro e periférico brasileiro (ou "negro drama") enquanto sujeito de resistência, levando em conta tanto seu aspecto assujeitado quanto subjetivante. Abstract: This investigation aims to show certain inflection points in the intellectual trajectory of Michel Foucault (1926-1984), having as its interpretive axis the notions of "resistance" and "subjectivity," as well as their intertwining in the figure of the "subject of resistance." These notions serve us, at the same time, as interpretive instruments to understand the functioning of the Foucauldian "analytics of power," elaborated from the "genealogical period" (1970s), and above all to question the relations of implication between certain types of resistance and certain forms of subjectivity. This questioning could be posed in the following terms: in what way does the formation of a subject, whether considered from external power mechanisms or from the subject itself in its reflexivity, imply certain modes of resistance? To answer this question, we will trace a path through Foucault, focusing on his genealogical period, divided into two moments (first - 1970-75; and second - 1976-79), and his so-called "ethical period" (1980-84). We will attempt to show how the subject of resistance appears in different ways in these different periods, with a major theoretical inflection occurring from the second genealogical moment onwards, when Foucault introduces the problem of the history of the subject of desire, with his History o f Sexuality Vol. 1: The Will to Knowledge (1976), and a new understanding of power henceforth understood in terms of "governmentality" with the course Security, Territory, Population (1978). This is also the transition in which the "subject of subjection" of the first genealogical moment becomes, as a new figure of the subject of resistance, a "subject of subjectivation" marked by the ethical work of the self on itself. Furthermore, this dissertation aims to use the Foucauldian theoretical framework - at Foucault’s own suggestion - for an analysis focused on contemporaneity, especially on the constitution of the Brazilian black and peripheral subject (or "negro drama") as a subject of resistance, taking into account both its subjected and subjectivizing aspects.
Collections
- Dissertações [194]