Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorIared, Valéria Ghisloti, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherVenturi, Tiagopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativaspt_BR
dc.creatorMassuchin, Daiane Poletinipt_BR
dc.date.accessioned2025-05-19T15:30:54Z
dc.date.available2025-05-19T15:30:54Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96570
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Valéria Ghisloti Iaredpt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Tiago Ventuript_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas. Defesa : Palotina, 17/03/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O estudo tem como objetivo geral investigar a potencialidade de articulação entre a educação ambiental e a educação em saúde sob a perspectiva ecofenomenológica nos currículos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. Essa articulação, sob a perspectiva educacional, tem como interface o Bem Viver, um conceito filosófico oriundo de povos originários que enfatiza a integração mente~corpo~ambiente, propondo uma revisão da relação sociedade, enquanto ser humano, e natureza, e, consequentemente, dos aspectos que contribuem para as crises socioambientais contemporâneas. A inserção dessa temática no âmbito escolar requer discussões e reflexões sobre os currículos prescritos no âmbito de formação inicial de professores. A pesquisa está estruturada em capítulos independentes, porém inter relacionados, que se articulam em torno do objetivo central da pesquisa No primeiro capítulo, por meio de um ensaio teórico, foram abordadas questões referentes à complexidade inerente ao currículo, a integração entre educação ambiental e educação em saúde, tendo o Bem Viver como interface, os desafios contemporâneos do currículo e argumentação em favor de um conceito de currículo ecofenomenológico que contemple a experiência e os pressupostos discutidos ao longo do texto. No segundo capítulo, realiza-se um mapeamento do estado do conhecimento sobre a educação ambiental e educação em saúde em dissertações e teses, no contexto do currículo prescrito dos cursos de formação inicial de professores de Ciências e Biologia no Brasil. Os resultados desse levantamento evidenciam uma lacuna de pesquisas que articulem essas duas áreas, além de revelarem a reduzida quantidade de estudos dedicados a essa interface e a recorrente fragmentação dessas temáticas nas investigações sobre os currículos. No terceiro capítulo, realiza-se, por meio da Análise Textual Discursiva, a análise dos projetos pedagógicos e das ementas das disciplinas obrigatórias e optativas dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, a qual revela que, embora essas áreas sejam abordadas de forma isolada, os resultados evidenciam potencialidades para uma abordagem integrada sob a perspectiva do Bem Viver. A incorporação dessa abordagem nos cursos de formação inicial de professores pode contribuir para a construção de currículos mais sensíveis à complexidade da vida, à corporeidade e à diversidade cultural, promovendo uma formação docente crítica e comprometida com os desafios contemporâneospt_BR
dc.description.abstractAbstract: The study's general objective is to investigate the potential for articulation between education and health education from an ecophenomenological perspective in the curricula of undergraduate courses in Biological Sciences at the Federal University of Paraná. This articulation, from an educational perspective, has as its interface the Good Life, a philosophical concept originating from indigenous peoples that emphasizes the integration of mind~body~environment, proposing a review of the relationship between society, as a human being, and nature, and, consequently, of the aspects that contribute to contemporary socio-environmental crises. The inclusion of this theme in the school environment requires discussions and reflections on the curricula prescribed in the scope of initial teacher training. The research is structured in independent but interrelated chapters that are articulated around the central objective of the research. In the first chapter, through a theoretical essay, issues related to the inherent complexity of the curriculum, the integration between environmental education and health education, with Good Living as the interface, the contemporary challenges of the curriculum and arguments in favor of a concept of ecophenomenological curriculum that contemplates the experience and assumptions discussed throughout the text were addressed. In the second chapter, a mapping of the state of knowledge on environmental education and health education in dissertations and theses is carried out, in the context of the prescribed curriculum of initial training courses for Science and Biology teachers in Brazil. The results of this survey highlight a gap in research that articulates these two areas, in addition to revealing the small number of studies dedicated to this interface and the recurring fragmentation of these themes in investigations on curricula. The third chapter uses Discursive Textual Analysis to analyze the pedagogical projects and syllabuses of the mandatory and optional subjects of the Bachelor's Degree in Biological Sciences. This analysis reveals that, although these areas are addressed in isolation, the results demonstrate potential for an integrated approach from the perspective of Good Living. Incorporating this approach into initial teacher training courses can contribute to the construction of curricula that are more sensitive to the complexity of life, corporeality, and cultural diversity, promoting critical teacher training that is committed to contemporary challengespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.titleEducação ambiental e educação em saúde : reflexões sobre os currículos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples