MODELO TRIDIMENSIONAL PARA O ENSINO DOS MOVIMENTOS DE ROTAÇÃO E REPOSICIONAMENTO GÁSTRICO EM CÃES ACOMETIDOS PELA SÍNDROME VÓLVULO GÁSTRICA
Visualizar/ Abrir
Data
2025Autor
Santos, Letícia Cardoso
Stedile, Simone Tostes de Oliveira
Carareto, Roberta
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O ensino de técnicas cirúrgicas complexas é de extrema importância para a correta execução dos procedimentos e consequente aumento da sobrevida dos pacientes. Entretanto, o ensino de grande parte destas técnicas, como é o caso da manobra para a correção da dilatação vólvulo-gástrica (DVG), encontra-se limitado à explicação teórica e gráfica. Assim sendo, este trabalho visou desenvolver um método alternativo de ensino por meio da confecção de um modelo tridimensional que representasse a dinâmica da rotação gástrica e prática da manobra de reposicionamento do estômago. Para tal, foi utilizada de borracha de silicone de alta flexibilidade para confeccionar o esôfago, estômago e uma porção do duodeno, além do omento que foi obtido a partir de um recorte de malha elástica recoberto pelo mesmo silicone. Para mimetizar o conteúdo estomacal, optou-se por usar um saco plástico do tamanho do estômago, preenchido com bolas de gel (orbeez), água e ar. Além destas estruturas, optou-se pela confecção de um modelo de baço, a partir de borracha de silicone platina. Todas as estruturas foram alojadas em uma banheira infantil de 20 litros, simulando a cavidade abdominal. Após finalizado, o modelo permitiu de forma efetiva e didática a rotação do estômago em diferentes graus, simulando torção gástrica, em que o baço muda de posição de acordo com o grau de rotação. Além disso, o modelo também permitiu a manobra de reposiconamento do estômago, podendo ser repetida quantas vezes forem necessárias para o treinamento da técnica. Ademais, foram realizadas gravações do movimento, as quais podem ser acessadas pelo aluno por meio de um QR code anexado ao modelo, facilitando o aprendizado. O modelo apresentou-se adequado para ser utilizado em aula, facilitando o entendimento dos alunos, pois permite o ensino de uma técnica complexa na qual o ensino bidimensional, por meio de fotos e vídeos, torna difícil sua compreensão. Além disso, este modelo pode servir como referência para que possa ser confeccionado por outras instituições de ensino com este mesmo propósito.