dc.contributor.advisor | Bedin, Everton, 1987- | pt_BR |
dc.contributor.other | Matsumoto, Flavio Massao | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional | pt_BR |
dc.creator | Almeida, Caroline de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-15T15:25:22Z | |
dc.date.available | 2025-05-15T15:25:22Z | |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/96531 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Everton Bedin | pt_BR |
dc.description | Coorientador: Prof. Dr. Flávio Massao Matsumoto | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 14/02/2025 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Química | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar a aplicação de uma série didática intitulada Série Didática M-Learning – Três Níveis de Conhecimento Químico (3NCQ): Explorando os Mistérios das Ligações Químicas. Fundamentada na linha de pesquisa de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e nas estratégias de m learning, a série busca promover a transição dos alunos pelos três níveis de conhecimento químico (3NCQ) descritos por Johnstone: macroscópico, submicroscópico e simbólico, no contexto do conteúdo de Ligações Químicas. A série foi estruturada em seis aulas, cada uma utilizando softwares ou aplicativos que estabelecem relações com os três níveis de conhecimento químico. A seleção criteriosa desses aplicativos considerou critérios como interatividade, relevância pedagógica e acessibilidade, de modo a garantir uma experiência de aprendizagem satisfatória e engajadora. A aplicação da pesquisa ocorreu com uma turma de 31 alunos, com idade média de 15 anos, da primeira série do ensino médio no Colégio Marista Santa Maria de Curitiba. A metodologia adotada incluiu a implementação da série didática, observações em sala de aula e a aplicação de um questionário composto por questões abertas e fechadas, organizadas em escala de concordância. Os dados coletados foram analisados por meio de métodos estatísticos e pela Análise de Conteúdo de Bardin. Esse delineamento foi essencial para compreender as dificuldades que os estudantes enfrentam ao relacionar conteúdos abstratos, como Ligações Químicas, com o uso de tecnologias no processo educativo. A utilização das ferramentas de m-learning revelou-se eficaz para melhorar o engajamento e a compreensão dos discentes, contribuindo significativamente para a assimilação das Ligações Químicas nos três níveis de conhecimento químico (3NCQ). A proposta demonstrou potencial para promover uma aprendizagem interativa e contextualizada, servindo, por fim, como modelo adaptável para a incorporação de tecnologias móveis em diferentes contextos educacionais | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This study aims to present the application of a didactic series titled M-Learning Didactic Series – Three Levels of Chemical Knowledge (3NCQ): Exploring the Mysteries of Chemical Bonds. Grounded in the research field of Digital Information and Communication Technologies (DICT) and m-learning strategies, the series seeks to facilitate students' transition through Johnstone's three levels of chemical knowledge (3NCQ): macroscopic, submicroscopic, and symbolic, within the context of Chemical Bonding. Additionally, it aims to stimulate students' active participation by building on their prior knowledge and to evaluate the effects of the pre-established activities. The careful selection of these educational tools was based on criteria such as interactivity, pedagogical relevance, and accessibility, ensuring a satisfying and engaging learning experience. The research was conducted with a group of 31 students, averaging 15 years old, in the first year of high school at Colégio Marista Santa Maria in Curitiba, Brazil. The methodology involved the implementation of the didactic series, classroom observations, and a questionnaire comprising open and closed questions, organized on a Likert scale. The data collected were analyzed using statistical methods and Bardin's content analysis. This approach was instrumental in understanding the challenges students face in connecting abstract content, such as Chemical Bonding, with technology in the educational process. The use of m-learning tools proved effective in enhancing students' engagement and understanding, significantly contributing to the comprehension of Chemical Bonding across the three levels of chemical knowledge (3NCQ). This proposal demonstrated its potential to foster interactive and contextualized learning, ultimately serving as a model for integrating mobile technology into education, adaptable to various educational contexts | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ligações quimicas | pt_BR |
dc.subject | Didatica | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.title | Série Didática M-learning-3NCQ : explorando os mistérios das ligações químicas | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |